Marcos Andrade e o roteirista e diretor de cinema Luiz Antônio Pereira -  (crédito: Arquivo pessoal)

Marcos Andrade e o roteirista e diretor de cinema Luiz Antônio Pereira

crédito: Arquivo pessoal

O cardiologista Marcos Andrade sempre gostou de arte e de natureza, tanto que há décadas optou por morar na região de Amarantina, caminho para Ouro Preto. Construiu sua casa ali, preservando ao máximo o verde do local e criando lindos jardins. No ano passado, criou o Espaço Cultural Marcos Andrade e quase todos os fins de semana tem aberto a casa para programas culturais que envolvem palestras de temas diversos, exposições e gastronomia. O próximo terá o chef Lown, manauara, especialista em gastronomia da Amazônia. Mais informações e agendamentos no Instagram @espacoculturalmarcosandrade.

 

Jantar e muita dança

 

Lilian Furman recebe na quinta-feira, 14, para seu jantar mensal, às 20h30. Dessa vez, o local será o Espaço158, no Funcionários, de Marcelo Solmucci. Terá música ao vivo com Paola Giannini e Breno Cerutti, que garantem animar a pista de dança. No menu, as entradas são carpaccio de carne e bolinho de bacalhau. Sobre o prato principal, o convidado poderá escolher entre filé ao Chateaubriand e tilápia crocante com risoto de limão siciliano. De sobremesa, brownie com sorvete ou pudim.

 

 

Cuidado: Golpe do cashback

 

Surgiu mais um golpe, agora usando o cashback, recompensa que o consumidor recebe para voltar à loja onde comprou e gastar mais. E os criminosos estão usando até o nome do Procon para dar credibilidade. Anúncios e mensagens passam a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estão escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de cashback. Enviam imagens falsas de reportagens dizendo que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira. Como sempre, tem um link que te leva a preencher um formulário para ver se você tem direito a alguma devolução. Pronto, você dá seus dados e o golpe está consumado. Cuidado.

 

Turista solitário

 

Já faz algum tempo que a arquitetura dos prédios e casas foi ajustada para receber moradores solitários. Também a indústria alimentícia se adaptou à realidade dos consumidores solteiros, com embalagens menores. Agora é o turismo que está encarando o assunto: a previsão é de que, até 2030, o mundo terá 580 milhões de turistas viajando sozinhos. Hotéis e serviços exclusivos para essa turma começam a ser lançados nos principais roteiros do planeta.

 

Exposição

 

O Centro Mineiro de Artesanato (Ceart-MG), no Palácio das Artes, recebe até o dia 17 a exposição comemorativa aos 81 anos do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Peças de autoria de artistas mineiros e outros estados foram reunidas pela primeira vez no evento cultural Mercado Charme Chique, no último domingo, e agora seguem em exposição. A visitação pode ser feita de segunda
a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h. Entrada gratuita.

 

Programa cultural sobre mulheres artistas

 

A Casa Fiat de Cultura divulgou sua programação para março. Começa com uma palestra no dia 14, às 19h30, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, de Rita Lages, professora doutora em história pela UFMG, com foco em história social da cultura, que destacará nomes como: Zina Aita, Jeanne Louise Milde, Lygia Clark, Maria Helena Andrés, Sara Ávila, Yara Tupynambá, Lotus Lobo, Terezinha Soares, entre outras artistas dos séculos 20 e 21. No dia 23, das 10h às 14h, será a vez de um passeio pela história, intitulado “Os fantasmas da república e a Maria Papuda”. O público fará um tour conhecendo mais a arquitetura do conjunto da Praça da Liberade. E para quem gosta de música, hoje, das 11h às 12h, tem Música na Capela.

 

por aí...

 

Um dos melhores analistas de comportamento do brasileiro, o expert Felipe Nunes, lançou o livro “A Biografia do Abismo”, que está fazendo sucesso. Em foco, o clima social polarizado no país. Diretor da Quaest, ele escreveu a obra em parceria com o jornalista Thomas Traumann. Consta que já é o mais vendido na Amazon.

O circuito internacional da moda lamentou a morte da americana Iris Apfel. Foi-se aos 102 anos, ainda atuante como ícone fashion mundial, carreira que começou aos 80 anos. O estilo maximalista teve nela o seu auge.

O empresário Ricardo Nunes agora é um palestrante de sucesso por meio do seu Grupo R1. Desde programas de receitas de churrasco na TV até eventos para plateias de peso (como na Fundação Dom Cabral, em fevereiro), o ex-dono da Ricardo Eletro vai aproveitando as oportunidades para falar sobre obstáculos e soluções em uma trajetória empresarial.

O queijo da região do Serro ganhou selos IP (Indicação de Procedência) e IG (Indicação Geográfica) em projeto desenvolvido pela Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs) e pelo Sebrae-MG. Para o presidente da entidade, Marcelo Souza e Silva, a iniciativa fortalece o produto no mercado, melhora a renda local e estimula o turismo regional. São 10 municípios beneficiados. A entrega foi no Serro.

Como se sabe, Minas é considerado grande polo de cervejas artesanais do país. Agora, sinaliza liderança também na produção de bebidas artesanais diferenciadas. Uma delas é o espumante em lata, Like Wine, das empresárias Cassiana Schiavon e Maria Fernanda Gambogi. A outra é a Lambe Lambe Fermenteria, que estourou em vendas nos carnavais da cidade com sabores de frutas e agora chegou
aos supermercados.

Leitor atento da coluna lembra que a estátua, em tamanho natural, do colunista Ibrahim Sued continua instalada na calçada do Copacabana Palace. Na realidade, foi retirada de lá por algum tempo para receber reparos. Ao seu lado, está a placa com seu famoso jargão “Ademã, que eu vou em frente”.

O antes chamado jet-set perdeu a princesa Ira von Furstenberg, aos 83 anos. Filha de uma herdeira da Fiat e de um nobre austríaco e muito bonita, foi casada (por algum tempo) com o brasileiro Baby Pignatari. Em uma de suas últimas aparições, há meses, em Roma, usava um terninho branco, impecável, sempre elegante.