Ilustração de câncer de mama -  (crédito: Creative Commons Attribution 2.5 License 2006; Patrick J. Lynch, medical illustrator; C. Carl Jaffe, MD, cardiologist)

Ilustração de câncer de mama

crédito: Creative Commons Attribution 2.5 License 2006; Patrick J. Lynch, medical illustrator; C. Carl Jaffe, MD, cardiologist

O câncer de mama é a doença maligna mais comum em mulheres adolescentes e adultas jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos, sendo responsável por 30% dos cânceres nesta população, em países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Além disso, 5,6% de todos os cânceres da mama invasivos ocorrem em mulheres em idade jovem.

 

Segundo um levantamento recente realizado nos EUA, a incidência de câncer de mama invasivo e de todos os tipos de câncer de mama nessa população tem aumentado desde 2004. A maior parte dessa mudança se deve a um aumento na prevalência de estágio regional ou distante. Cerca de 12.000 mulheres jovens foram diagnosticadas com câncer de mama invasivo nos últimos anos nos EUA: estádios II a IV, entre mulheres com idades entre 25 e 39 anos.

 

Portanto, a prevalência de câncer de mama por estágio é bastante diferente entre mulheres com menos de 40 anos e mulheres mais velhas: dois terços são diagnosticados com doença regional ou distante, incluindo estágios II, III ou IV, enquanto em mulheres mais velhas, cerca de um terço, são diagnosticadas com doença em estágios II, III ou IV.

 

 

Além da doença avançada, as mulheres jovens com câncer de mama têm maior probabilidade de apresentar biologia tumoral desfavorável do que as mulheres mais velhas, resultando numa menor sobrevivência. Mesmo entre pacientes com doença em estágio inicial, as jovens têm 39% mais probabilidade de morrer em comparação com mulheres mais velhas.

 

Desde 1990, o banco de dados de Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais (SEER) do Instituto Nacional do Câncer dos EUA tem demonstrado essa evidência. Na verdade, de acordo com levantamentos mais recentes, o número anual de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama metastático dobrou desde a década de 1990. Essa descoberta traduz-se em muitos anos de vida perdidos para essas mulheres, porque os pacientes com câncer de mama em estádio IV têm um desempenho precário. E a incidência de câncer de mama com metástases à distância no momento do diagnóstico tem aumentado mais rapidamente em mulheres entre os 25 e os 39 anos.

 

Mesmo o câncer de mama em estágio I pode estar associado à baixa sobrevida em cinco anos. Essa estatística melhorou um pouco, mas não o suficiente. As mulheres jovens têm maior probabilidade do que as mulheres mais velhas de desenvolver tumores de mama biologicamente agressivos.

 

As causas dessa mudança epidemiológica

 

As razões para essa mudança ainda não são completamente conhecidas. As principais diferenças e tendências temporais da sociedade dos últimos 30 anos correspondem a fatores chamados de epigenéticos, como taxas mais elevadas de obesidade, sedentarismo e consumo de alimentos processados. A utilização de microplásticos no ambiente também aumentou nos últimos anos. No entanto, não há dados que mostrem causa e efeito definitivos.

 

Por outro lado, os levantamentos demonstram que o aumento do câncer da mama avançado em mulheres jovens não pode estar relacionado a grandes alterações genéticas na população, uma vez que os aumentos ocorreram apenas nos últimos 30 anos – demasiado rápido para uma mudança genética.

 

Há evidências de que a exposição a produtos químicos ambientais e o consumo de mais alimentos processados – que eram um problema menor na década de 1970 – poderiam explicar o motivo do aumento do câncer de mama mais agressivo nas mulheres jovens. No entanto, havia muito poucos estudos sobre a segurança dos produtos químicos ambientais, como os contidos em garrafas plásticas, ou o impacto da ingestão de mais alimentos processados. O uso de álcool é um fator de risco conhecido para câncer de mama em todas as faixas etárias.

 

Recomendações de triagem da Sociedade Americana de Câncer para mulheres com risco médio de câncer de mama

 

Considera-se que uma mulher tenha um risco médio se ela não tiver uma história pessoal de câncer de mama, uma forte história familiar de câncer de mama ou uma mutação genética conhecida por aumentar o risco (como dos genes BRCA, TP43 e PALB2) e não fez radioterapia torácica antes dos 30 anos de idade.

 

Mulheres entre 40 e 44 anos têm a opção de iniciar o rastreamento com mamografia todos os anos

 

Mulheres entre 45 e 54 anos devem fazer mamografias todos os anos. Mulheres com 55 anos ou mais podem mudar para uma mamografia a cada dois anos ou podem optar por continuar com as mamografias anuais. A triagem deve continuar enquanto a mulher estiver com boa saúde e que tenha a expectativa de vida de pelo menos mais 10 anos. Os exames clínicos das mamas isoladamente não são recomendados para o rastreio do câncer de mama entre mulheres de risco médio em qualquer idade.