O Google anunciou planos para excluir contas que estão inativas há pelo menos dois anos, de acordo com informações do site 9 to 5 Google. A nova política entrará em vigor em dezembro deste ano, afetando não apenas os perfis, mas também todos os seus conteúdos associados.

Quando uma conta do Google for desativada, o endereço de e-mail se tornará inacessível e os dados armazenados em aplicativos do Workspace, como Drive e Gmail, além dos backups do Google Fotos, serão deletados. Contas do YouTube com vídeos publicados são a única exceção e não serão removidas.

A razão por trás dessa mudança na política é aumentar a segurança das contas, já que aquelas abandonadas por mais de dois anos podem ter senhas antigas ou reutilizadas, comprometendo sua segurança. A atualização afetará apenas os perfis gratuitos que não são gerenciados por instituições.

A empresa planeja excluir as contas de forma gradual a partir do final do ano, começando com aquelas que foram criadas e nunca mais utilizadas.

Além disso, o Google enviará notificações por e-mail, tanto para o titular quanto para o endereço de recuperação (se informado), ao longo de meses, alertando os usuários sobre a possível exclusão caso não haja atividade na conta.

Para manter uma conta ativa e evitar sua desativação, os usuários devem estar logados e realizar atividades como ler ou enviar e-mails, assistir vídeos no YouTube, baixar aplicativos na Play Store, fazer pesquisas no buscador Google, usar o Drive ou fazer login com a conta em aplicativos ou sites de terceiros. O uso de um dispositivo Android conectado ao perfil também é considerado atividade e impede a exclusão da conta.

Em 2020, o Google informou que excluiria apenas os conteúdos armazenados em contas inativas para preservar o armazenamento do perfil. No entanto, a política foi atualizada para incluir a exclusão das próprias contas.