(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Ouro Preto recebe festival de programação de games com programação gratuita

Evento contará com palestras, painéis e shows, como da banda potiguar Far From Alaska


15/08/2022 18:33 - atualizado 15/08/2022 18:38
442

Vista do centro de Ouro Preto com o Museu da Inconfidência
Segundo levantamento da Valin, Ouro Preto possui cerca de 350 crianças e adolescente que estudam algo relacionado à game design (foto: Greiza Tavares/Prefeitura de Ouro Preto)
O município de Ouro Preto, na Região Central do estado, receberá, entre 18 e 20 de agosto, o Valin Week Games, evento focado em temas relacionados ao mercado de produção de games e realizado pela Valin — Vale dos Inconfidentes, a principal comunidade de inovação e cultura digital da região histórica de Minas.
 
O evento contará com oficinas gratuitas de programação e game design para os alunos da rede pública local de ensino, além de shows com as bandas Far From Alaska, Remobília (dos ex-integrantes do Móveis Coloniais de Acaju), Abreu Project e Canto de Jotun. Toda a programação é gratuita e acontecerá em diversos pontos do município.

Ouro Preto e a tecnologia

De acordo com um levantamento feito pela Valin, hoje, em Ouro Preto, existem cerca de 350 crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos, que estudam algo relacionado à game design ou programação. A tecnologia é atualmente o terceiro maior segmento econômico do PIB ouropretano.
 
Tendo esse dado em mãos, Kelson Douglas, co-fundador da comunidade, falou sobre a ideia do evento, de trazer um público mais jovem para eventos de startups: ‘Nós percebemos que quando tentamos atrair o público mais jovem para os nossos eventos ligados às startups, a galera não costuma se ver naquele universo e, muitas das vezes, nem sabe ao certo o que é uma startup.’
 
Kelson falou também sobre como surgiu a ideia de trazer a temática de produção dos games para o evento: ‘quando o assunto são os games, todo mundo tem instalado algum joguinho no celular e até se vê, no futuro, como produtor ou produtora de jogos digitais. Daí que veio a ideia de fomentar ainda mais o segmento de inovação local através da produção de games.’
 
O evento contará com a presença de nomes renomados no mundo da tecnologia para ministrar palestras e painéis, como João Brant (produtor do premiado game Dandara), Ronaldo Gazel (especialista em Metaverso), Pâmela Dias (do Porto Digital, de Recife), Alexandre Oliveira (professor especialista em gamificação, da Una), entre outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)