Publicidade

Estado de Minas Google Notícias

Google escolhe Estado de Minas entre grandes da América Latina para nova parceria

Ferramenta será um novo tipo de experiência de notícias especialmente selecionadas para os leitores


01/10/2020 13:00 - atualizado 01/10/2020 16:38

Parte da redação do Estado de Minas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D. A. Press)
Parte da redação do Estado de Minas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D. A. Press)

A partir desta quinta-feira (1º), o conteúdo jornalístico produzido pelo Estado de Minas terá lugar de destaque dentro da plataforma Google Notícias.

O Google News Showcase, chamado no Brasil de “Destaques”, é um novo tipo de experiência de notícias on-line que contará com curadoria editorial de publicações diversas e premiadas.

O intuito é fornecer aos leitores mais informações sobre as histórias que importam e permitir que os editores desenvolvam relacionamentos mais profundos com seu público.

Geraldo Teixeira da Costa Neto, CEO do Estado de Minas festejou o fato de o jornal ter sido escolhido pelo Google para mais uma parceria e disse ter grandes expectativas sobre o novo projeto.

“Minhas expectativas são as mais altas possíveis, porque trata-se de um movimento mundial, liderado pela maior empresa de tecnologia do mundo e que vai colocar os jornais e produtores de conteúdo com credibilidade do mundo inteiro numa rota de crescimento em termos de audiência e de receita. Particularmente, nós do Estado de Minas nos sentimos orgulhosos de termos sido um dos primeiros jornais do mundo a ser convidado para participar deste projeto. Isso nos encheu de orgulho, mas também de responsabilidade. Tanto é que a fase de testes e desenvolvimento foi feita com muito empenho, muito esmero, para entrarmos num nível que imaginamos ser o ideal para essa parceria”, declarou.
 
Ele ressaltou a relação duradoura entre as duas empresas e destacou os números satisfatórios de audiência, advindos do trabalho em conjunto.

“Por falar em parceria, é mais uma etapa importante da parceria histórica que temos com o Google. Uma parceria que surgiu já há algum tempo a gente vem ganhando das duas partes confiança, sinergia e empatia. Temos feito a nossa parte. Tanto é que os números de audiência e faturamento do Estado de Minas e do Uai são bastante expressivos, tornando o nosso projeto um dos mais bem sucedidos de jornais regionais. Não só do país, mas entendo que seja do mundo, pela quantidade de tecnologias, processos e parcerias desse quilate que estamos firmando”, completou.

Para Carlos Marcelo Carvalho, diretor de redação do EM, a relação é fruto do esforço da equipe de jornalismo e terá, ainda, uma função social contra a disseminação de conteúdos falsos.

“A parceria representa mais um sinal inequívoco da qualidade e relevância do trabalho dos profissionais da redação do Estado de Minas. A notícia, apurada com rigor e precisão, é a mais eficiente vacina que a sociedade tem à disposição contra o vírus das fake news”, afirmou. 

Além do Estado de Minas, outros veículos de relevância nacional e regional farão parte do projeto, como Estadão, Band, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, UOL, Veja, Correio Braziliense, O Dia, entre outros.

Como funciona?

Google e Estado de Minas firmam parceria(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Google e Estado de Minas firmam parceria (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A aba Destaques dentro do Google Notícias é composta por painéis de conteúdos que estarão em feeds personalizados juntos com outros conteúdos classificados por relevância.

Neste espaço, o Estado de Minas e outros veículos vão oferecer aos seus leitores um conteúdo especial, cuidadosamente selecionado pelos editores, contendo narrativas mais profundas e contextualizadas.

O leitor terá a facilidade de navegar por linhas do tempo, bullets e artigos relacionados. Outros elementos como vídeos e áudios virão a seguir.

Assim, as publicações podem também trazer mais detalhes e contexto resumindo uma história complicada, incluindo um infográfico, ou adicionando uma entrevista no centro de uma reportagem mais longa.

Os leitores poderão navegar pelo conteúdo das publicações participantes e optar por seguir suas preferidas e, assim, sempre ver seus conteúdos primeiro no Google Notícias.

“Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google”, diz Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google.

Alexandre Magno Pereira Neto, diretor de operações e negócios digitais do EM, explica que a qualidade da produção jornalística continuará sendo o diferencial para os consumidores.

“É um projeto muito importante. Tem tudo a ver com o nosso propósito, que vai muito além das questões econômicas. Essa seleção que vamos disponibilizar na plataforma mostra quanto o Google, essa mega empresa, está preocupado com a produção de conteúdo de qualidade e credibilidade, e reforça ainda mais a importância da nossa existência como empresa. Tenho uma satisfação enorme de poder fazer parte desse momento histórico e tão importante para a nossa indústria”, disse.

Brasil Alemanha serão os primeiros países a utilizar o 'Destaques', que será expandido progressivamente para outras nações.

Inicialmente, a ferramenta estará disponível no Google Notícias para aparelhos Android. Em breve, será disponibilizada para o sistema iOS e também para outros produtos, como o Google Discover.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade