Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Google Nest Mini chega ao Brasil de olho no Natal

Caixa de som inteligente, que começa a ser vendida amanhã por R$ 349, é uma aposta de presente para amantes da tecnologia


postado em 11/11/2019 14:24 / atualizado em 12/11/2019 17:40

Vinicius Dib, head de parcerias de Devices explicou as funcionalidades da caixa de som com o Google Assistente integrado aos presentes (foto: Carlos Altman/EM/D.A PRESS)
Vinicius Dib, head de parcerias de Devices explicou as funcionalidades da caixa de som com o Google Assistente integrado aos presentes (foto: Carlos Altman/EM/D.A PRESS)

São Paulo – O escritório do Google no Brasil anunciou hoje a chegada ao país do Google Nest Mini, a caixa de som inteligente com o Google Assistente integrado. O aparelho estará a venda a partir de amanhã, 12 de novembro, nos principais varejistas do país, em lojas físicas e on-line com preço sugerido de R$ 349.

"É um ótimo presente de Natal. Um produto com multifuncionalidades para te ajudar no dia a dia, principalmente quando se está com as mãos ocupadas em tarefas domésticas como cozinhando ou lavando vasilhas. Tudo é feito por comando de voz" , explica Vinícius Dib, head de parcerias de devices do Google.

O Google Nest Mini traz para dentro da casa dos brasileiros todos os benefícios do Google Assistente, que funciona em português desde 2017 nos smartphones. Com ele, é possível saber os compromissos do dia, a tradução de uma expressão em outro idioma, se vai chover ou até mesmo criar lembretes para as tarefas. Com o Google Assistente integrado ao Nest Mini é possível, usando apenas a voz, assistir a um vídeo na TV, iniciar a limpeza da casa, assim como controlar luzes, cafeteira, ventilador e ar-condicionado.

Tudo isso porque o Nest Mini pode conversar com TVs, lâmpadas e plugues inteligentes, entre vários outros aparelhos. No Brasil, existem hoje mais de uma centena de dispositivos inteligentes de marcas variadas que fazem parte do ecossistema do Google Assistente, que é aberto e gratuito. Entre elas, aparelhos da Positivo, TCL, iRobot, LG e Sony.

O Google Assistente está em constante evolução, seja entendendo regionalismos e sotaques, seja em novas funções ou parcerias. É possível ouvir músicas no Spotify, ter as principais notícias do dia em mais de 20 jornais e sites brasileiros.

O Google Nest Mini é a versão mais avançada do produto, anunciado oficialmente em Nova York, no último 15 de outubro, durante o evento anual "Made by Google", que traz as novidades de hardware da empresa. O nome Google Nest Mini vem da junção da área de Casa Conectada do Google com a Nest, empresa de automação residencial adquirida pelo Google.

Pequeno e poderoso

Finalmente, Google Nest Mini é lançado no mercado brasileiro (foto: Google/Divulgação)
Finalmente, Google Nest Mini é lançado no mercado brasileiro (foto: Google/Divulgação)
Mesmo com tamanho compacto — menos de 10cm de diâmetro e 200 gramas de peso — o Nest Mini é capaz de oferecer uma experiência de som poderosa. Isso porque o Google aprimorou o software e o hardware do produto, possibilitando que os sons graves ficassem duas vezes mais fortes que na versão anterior, sem prejudicar os sons médios e agudos.

Além disso, o Google Nest Mini traz novidades pensadas para uma melhor experiência das pessoas. Uma delas é o suporte de parede, que ajuda a otimizar o espaço de mesas e prateleiras em casa. Outro avanço é a presença de luzes de LED na extremidade do Nest Mini, que se acendem quando a mão do usuário se aproxima do dispositivo, indicando onde tocar para ajustar o volume.

Inúmeras possibilidades

Com a caixa de som inteligente do Google, é possível ativar rotinas já criadas no Google Assistente e integrá-las à casa conectada. É hora de dormir? Então basta dizer "Ok Google, boa noite" para apagar as luzes , controlar a temperatura do ambiente e ativar uma música relaxante no Nest Mini.

Para a música tocar na casa toda, é possível criar um sistema de som entre aparelhos que estejam em cômodos diferentes, conectados a uma mesma rede Wifi. Além disso, basta dizer: " Ok Google, ligue para a sala de estar" ou "Ok Google, ligue para a cozinha para falar com alguém que está em outro cômodo.

Mercado em alta

Maia Mau, head de marketing de hardware do Google aponta um crescimento vertiginoso do mercado de smart speaker no mundo. "Em 2018, o mercado global dessas caixas de som inteligente faturou U$ 7,9 bilhões. Para 2023, a projeção é de U$ 37,7 bilhões. Acreditamos que 327 milhões de domicílios no mundo todo terão pelo menos um smart speaker no ano de 2021. E, em cada domicílio, cinco aparelhos estarão conectados a ele", finaliza

Garantia

A empresa oferece 12 meses de garantia caso apresente algum defeito. A troca será feita diretamente na  loja onde foi adquirido o produto.

Sexismo

Diante da polêmica do relatório da ONU que apontou uma conduta sexista das empresas de tecnologia ao oferecer assistentes virtuais somente com vozes femininas, a Google Brasil disse que o Nest Mini terá também versão de voz  masculina como já ocorre em outros países. 


Publicidade