Publicidade

Estado de Minas

Itaú de Minas recebe nesta quinta-feira van movida a energia solar que leva cinema às crianças

Em cada cidade são exibidas duas programações de curtas-metragens, voltadas para a garotada e a família


postado em 22/08/2018 15:01

(foto: Israel Barreto/Divulgação )
(foto: Israel Barreto/Divulgação )

Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, um veículo viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis. O Cinesolarzinho, como o próprio nome sugere, é uma versão para crianças do Cinesolar, projeto de cinema itinerante que utiliza energia solar para exibir filmes, e que já esteve três vezes no município.
(foto: Murilo Durães/Divulgação )
(foto: Murilo Durães/Divulgação )

O projeto une arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há cerca de 100 assentos para o público, telão dobrável de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

No Cinesolarzinho, em cada cidade são exibidas duas programações de curtas-metragens, voltadas para as crianças e toda a família, de cerca de uma hora cada uma delas, sempre com entrada franca e a participação de um apresentador que fará a mediação entre os filmes e o público.

Neste primeiro ano do Cinesolarzinho, com o patrocínio da Votorantim Cimentos os eventos acontecem em oito cidades de seis estados do País (três em Goiás e uma em Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais). Em todas há oficinas de cinema (Oficinemas Solares), onde, no período da manhã ou à tarde, além de participarem de uma introdução ao audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.

Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas, como um instigante relógio de batatas.

 

Conheça a programação do Cinesolarzinho em Itaú de Minas

Data: 23 de agosto, quinta-feira
Cidade: Itaú de Minas

Sessão Cinesolarzinho
Horário dos filmes curtas-metragens:
1ª. Sessão às 19h; 2ª sessão às 20h30
Endereço: Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavichioli (Rua José Martins Lins, 409, Bairro Universitário.

Oficinema Solar, das 9h às 12h

Endereço: Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavichioli (Rua José Martins Lins, 409, Bairro Universitário.
Público para a oficina: alunos da Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavichioli

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade