Publicidade

Estado de Minas

Portal Uai completa 20 anos de inovação em Minas Gerais

Criado em 1995, numa iniciativa pioneira no estado, portal se transformou na principal referência para internautas que querem ter notícias sobre o que acontece em Minas Gerais


postado em 13/09/2015 10:00 / atualizado em 13/09/2015 15:01

Versão atual da capa do Uai(foto: Reprodução)
Versão atual da capa do Uai (foto: Reprodução)

Há 20 anos, o Estado de Minas dava os seus primeiros passos no mundo da internet, iniciando, em 12 de setembro de 1995, um trabalho de vanguarda em Minas e também no Brasil: a publicação de conteúdo no ambiente on-line. Pouco tempo depois, os Diários Associados se tornavam o primeiro grupo de comunicação do país a lançar um provedor de acesso à internet e o segundo grupo, depois do extinto Jornal do Brasil, a colocar uma página na rede. A iniciativa deslanchou e, como resultado da inovação, nascia, pouco tempo depois, em 1997, o portal UAI, reconhecido por instituições internacionais, entre elas o Google, como um dos principais projetos de internet do país.

Página de 1996
Página de 1996 (foto: )


O primeiro conteúdo colocado no ar pelo Estado de Minas, em 1995, eram notícias publicadas no caderno de informática. Em duas décadas, a tecnologia deu um salto, e hoje é difícil pensar que há tão pouco tempo a internet no Brasil ainda dava os seus primeiros passos. “Naquela época, 20 anos atrás, o processo para publicar notícias não era simples como acontece hoje, convertíamos manualmente as páginas impressas do caderno de informática para a linguagem da internet. Aos poucos, fomos agregando o conteúdo”, lembra Geraldo Teixeira da Costa Neto, diretor-executivo dos Diários Associados e idealizador do projeto.

A criação da internet no Estado de Minas também contribuiu para a interiorização do acesso à rede, conectando centenas de pequenos municípios. “Levamos o provimento a 200 cidades do interior de Minas, e nisso também fomos pioneiros”, diz o executivo.

Desde sua criação, o portal UAI se tornou uma referência para notícias sobre o estado, tendo o conteúdo regional como prioridade e compromisso, para os mineiros e para a audiência nacional e internacional interessada em acessar informações sobre o estado. Atento às inovações do mercado e a cada ano lançando novidades, o portal UAI mantém-se firme como líder de audiência no estado. Alexandre Magno, diretor de Operações e Negócios Digitais dos Diários Associados, reforça que o smartphone, por exemplo, já se tornou uma realidade para o portal. Em determinados momentos do dia, chega a ter 40% de sua audiência acessando conteúdo pelo dispositivo móvel.

Alexandre Magno explica que se adiantar ao futuro, antecipando novidades, tem sido uma prática da internet nos Diários Associados. Hoje um dos principais desafios do portal UAI é facilitar cada vez mais a vida de seus internautas. A intenção é entender com profundidade o comportamento da audiência para entregar a ela exatamente o conteúdo de seu interesse, observando os seus hábitos de navegação. “Queremos ser cada vez mais assertivos no conteúdo, entregando exatamente aquilo que nossa audiência procura, sem que ela tenha que fazer esforço”, explica.

Integrando a equipe de internet desde sua criação, Kurt Urban, gerente do Data Center dos Diários Associados, lembra que a vontade de experimentar as novidades foi um impulso para o pioneirismo do projeto. Ele conta que ferramentas hoje populares na navegação da internet no início do projeto ainda não existiam, o que tornava o trabalho bem mais complicado. Com o passar do tempo, as soluções foram sendo criadas e a internet ganhou espaço. “Hoje temos também as redes sociais e o portal é um sucesso, transformou-se em uma referência, porque vem conseguindo manter o foco em seu objetivo.”

A internet inaugurou também novos modelos de se fazer o jornalismo. Geraldo Teixeira da Costa Neto observa que, para produzir conteúdos, foi formada uma equipe exclusiva de profissionais. “Os primeiros jornalistas a trabalhar com internet em Minas Gerais trabalharam no Estado de Minas”, comenta.

Uai em 2007(foto: Reprodução/Archive.org)
Uai em 2007 (foto: Reprodução/Archive.org)

DIVERSISADE
Benny Cohen, editor de Mídias Convergentes do EM, reforça que, editorialmente, o UAI sempre buscou ser o portal dos mineiros, valorizando os conteúdos locais. “Temos também parcerias com blogueiros, jornalistas da casa e de fora que entenderam que o UAI era a melhor vitrine.” Cohen ressalta ainda a diversidade do conteúdo, que, além de toda a cobertura jornalística, aborda em seus blogs temas que vão de moda, música e futebol até guia de pesca.

O portal UAI traz ainda para sua audiência plataformas como o Vrum, Classificados e o Lugar Certo. Sempre inovando, no ano passado foi criada a unidade de negócio dos Diários Associados A4D, que oferece soluções de marketing digital para pequenas, médias e grandes empresas. Além de produzir conteúdo, a A4D divulga a marca ou o produto em seu ambiente e no ambiente de terceiros, como Google e Facebook.

Da primeira notícia publicada até os dias de hoje, o portal UAI acompanha o crescimento de sua audiência e, nestes 20 anos, se consolida como líder no mercado mineiro. “O portal UAI sempre esteve na vanguarda, sendo reconhecido internacionalmente como um dos principais projetos de internet do Brasil”, diz o diretor-executivo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade