Publicidade

Estado de Minas

Gerente de design do Facebook altera ícones da rede e destaca figura feminina

Caitlin Winner percebeu que os desenhos dos ícones de 'amizade' e 'grupos' colocavam o homem à frente da mulher e, por isso, resolveu modificá-los


postado em 09/07/2015 15:51 / atualizado em 09/07/2015 16:31

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Você pode não ter percebido, ainda, mas uma sutil mudança foi feita no Facebook. Os ícones de amizade foram alterados. Anteriormente, eles apresentavam uma figura maior de um homem à frente de uma mulher. Agora, a imagem da mulher é ligeiramente menor que a do homem, as posições foram invertidas e eles estão lado a lado.

A responsável pela mudança é a gerente de design do Facebook, Caitlin Winner. Em sua conta na rede social Medium, Caitlin conta como e porque fez a alteração. Segundo ela, ao vasculhar arquivos de Photoshop da empresa, ela se deparou com duas imagens representando pessoas. A primeira de um homem, simetricamente desenhado, exceto pelo cabelo, e uma mulher com um corte no ombro.

A gerente percebeu que as imagens se tratavam das figuras separadas do ícone do Facebook "Amigos", no qual o corte no ombro da mulher não aparecia por estar atrás do homem. Decidida a mudar a imagem, mesmo sem autorização, Caitlin desenhou diversos avatares, corrigindo o corte e alterando o design do cabelo, tanto da mulher, quanto do homem.
(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Com os novos desenhos, a designer modificou a posição de cada representação. Além do ícone de de amizades, ela também modificou o de "Grupos", que antes mostrava um homem em destaque e agora mostra uma mulher.

Caitlin se disse preocupada também com a representação de outros ícones. No texto publicado em seu blog, ela relata que pretende questionar todos os ícones, especialmente os mais familiares. Ela ainda pede ideias sobre outros ícones que poderia atualizar. Quem quiser colaborar, basta enviar uma nota à Caitlin em sua conta no Medium.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade