Publicidade

Estado de Minas

China fabricará foguete espacial capaz de transportar 130 toneladas de carga


postado em 08/12/2014 10:09

A China começou a desenvolver um foguete espacial capaz de colocar em órbita cargas muito pesadas, uma etapa indispensável para levar astronautas à Lua, e o primeiro lançamento pode acontecer em 2028, informa a imprensa estatal.

O novo foguete, chamado de Longa Marcha 9, poderá transportar e colocar em órbita até 130 toneladas de carga útil, afirma o jornal China Daily.

Atualmente, o foguete Ariane 5 pode transportar até 20 toneladas.

O Longa Marcha 9 terá entre oito e 10 metros de diâmetro e pesará pelo menos 3.000 toneladas métricas no momento da decolagem, segundo o jornal.

O futuro foguete deve ser comparado - com 10 anos de diferença - ao Space Launch System (SLS), lançador da NASA que deve fazer a primeira viagem no fim de 2018.

O SLS poderá enviar ao espaço cargas de até 130 toneladas.

A China dedica bilhões de dólares a seu programa espacial, considerado um símbolo de poder.

Entre as metas do ambicioso programa espacial chinês está o envio de uma sonda até Marte em 2020, a construção de uma estação espacial permanente em 2022 e o envio de um homem à Lua até o ano 2025.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade