Publicidade

Estado de Minas

Astronautas da ISS retornam à Terra

Durante a estadia de seis meses na ISS, a equipe realizou dezenas de experiências científicas e fez várias saídas ao espaço


postado em 10/11/2014 06:25 / atualizado em 10/11/2014 08:31

Resgate dos astronautas Alexander Gerst (E), Maxim Surayev (C) e Reid Wiseman (D), na região norte do Cazaquistão(foto: Shamil Zhumatov/POOL/AFP)
Resgate dos astronautas Alexander Gerst (E), Maxim Surayev (C) e Reid Wiseman (D), na região norte do Cazaquistão (foto: Shamil Zhumatov/POOL/AFP)
Três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), um russo, um americano e um alemão, retornaram nesta segunda-feira à Terra, após uma missão de seis no espaço, informou a agência russa Roskosmos. O pouso aconteceu na cidade de Arkalyk, no centro do Cazaquistão.

O russo Maxim Suraev, o americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst, que deixaram a Terra em 29 de maio, pousaram às 3H59 GMT (1H59 de Brasília) no Cazaquistão a bordo da cápsula Soyuz TMA-13M. "Durante a viagem ao espaço, os integrantes da equipe percorreram mais de 70 milhões de quilômetros", anunciou a Nasa, a agência espacial americana.

Durante a estadia na ISS, a equipe - que iniciou a missão quando começou a crise política na Ucrânia, a mais grave entre a Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria - realizou dezenas de experiências científicas e fez várias saídas ao espaço. Uma tripulação de seis astronautas, que permanecem na ISS por períodos máximos de seis meses, está sempre na estação.

A ISS é um laboratório espacial que entrou em órbita em 1998 e custou quase 100 bilhões de dólares. Em janeiro, a Nasa decidiu ampliar o período de operações até 2024.

Atualmente estão na ISS os astronautas russos Alexander Samokutiáev e Elena Serova e o americano Barry Wilmore. Uma nova tripulação deve chegar à estação até o fim do mês.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade