(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nobel de Medicina premia os três descobridores do GPS cerebral

Diferentes tipos de células formam um circuito que constitui um abrangente sistema de posicionamento, um GPS dentro do cérebro


postado em 06/10/2014 10:09 / atualizado em 06/10/2014 10:36

(foto: AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND )
(foto: AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND )
 

O cientista britânico-americano John O'Keefe e o casal norueguês May-Britt e Edvard I. Moser foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta de um sistema de "GPS interno" no cérebro.

"Os premiados descobriram um sistema de posicionamento, um 'GPS interno' no cérebro que torna possível que nos orientemos no espaço", anunciou o júri.

"A descoberta solucionou um problema exposto por filósofos e cientistas durante séculos, o de como o cérebro cria um mapa do espaço ao nosso redor e como nos movimentamos em um entorno complexo", destacou.

Segundo o júri, a descoberta tem repercussões que vão da Filosofia à Medicina e podem ser aplicadas para tratar o Mal de Alzheimer.

Sistema de posicionamento no cérebro humano parece ter componentes semelhantes aos do cérebro de um rato(foto: AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND )
Sistema de posicionamento no cérebro humano parece ter componentes semelhantes aos do cérebro de um rato (foto: AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND )
Em 1971, O'Keefe descobriu em ratos o primeiro componente do sistema de posicionamento: um tipo de célula nervosa situada no hipocampo - uma zona do cérebro - que era ativada a cada vez que o animal estava em um local determinado de um cômodo. Isto resultava na criação de um mapa do local no cérebro do rato.

Outras células "de locais" eram ativadas quando estavam em outros lugares, o que levou O'Keefe a concluir que estas acabavam formando um mapa do cômodo no cérebro do rato.

Mais de três décadas depois, em 2005, May-Britt e Edvard Moser descobriram uma segunda chave do "GPS" ao identificar outro tipo de células nervosas, de "rede", que geram um sistema coordenado para o posicionamento preciso e o traçado de itinerários.

"Estas pesquisas mostraram como as células de locais e de rede tornam possível determinar uma posição e deslocar-se", explicou o júri.

O Comitê Nobel destacou que doentes de Alzheimer geralmente se perdem e não reconhecem o entorno. "Portanto, o conhecimento sobre o sistema de posicionamento do cérebro pode nos ajudar a entender a devastadora perda da memória espacial, que afeta as pessoas com esta doença", completou.
Diferentes tipos de células formam um circuito que constitui um abrangente sistema de posicionamento, um GPS dentro do cérebro(foto: AFP PHOTO / GEIR MOGEN / NTNU)
Diferentes tipos de células formam um circuito que constitui um abrangente sistema de posicionamento, um GPS dentro do cérebro (foto: AFP PHOTO / GEIR MOGEN / NTNU)

May-Britt Moser afirmou à Fundação Nobel que estava "desconcertada" com o prêmio e que seu marido ainda não estava a par, pois estava em um avião com destino a Munique.

"Temos a mesma visão, ficamos felizes de entender e conseguimos isto conversando entre nós, com outras pessoas e depois fazendo as perguntas que nos interessam da melhor maneira possível", explicou Moser.

O júri destacou ainda que a descoberta do "GPS interno" representa uma "mudança paradigmática" na compreensão de como os grupos de células especializadas trabalham em conjunto no cérebro.

John O'Keefe nasceu em 1939, May-Britt Moser em 1963 e seu marido Edvard Moser em 1962.

Os vencedores dividirão igualmente o prêmio de oito milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares, 881.000 euros).

No ano passado, o Nobel de Medicina foi atribuído a James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Suedhof, todos americanos, por trabalhos sobre como as células organizam seu sistema de transporte.

Os vencedores de 2014 receberão o prêmio em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro.

 

John O'keefe, May-Britt Moser e Edvard I Moser(foto: REUTERS/ Torstein Boe/NTB Scanpix/ AFP PHOTO / GEIR MOGEN / NTNU)
John O'keefe, May-Britt Moser e Edvard I Moser (foto: REUTERS/ Torstein Boe/NTB Scanpix/ AFP PHOTO / GEIR MOGEN / NTNU)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)