Publicidade

Estado de Minas

Rússia lança com sucesso foguete Proton-M, o primeiro após acidente


postado em 28/09/2014 15:00

MOSCOU - A Rússia lançou com sucesso neste domingo um foguete Proton-M, o primeiro após o acidente sofrido em maio por um desses dispositivos, anunciou a agência espacial russa.

O foguete Proton-M decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 00h23 (17h23 de sábado no horário de Brasília), transportando um satélite de comunicações russo, de acordo com a agência.

"Às 09H26, no horário de Moscou (02H26 de Brasília), o satélite se separou da nave e foi colocado em órbita", acrescentou.

A Rússia havia suspendido o lançamento do Proton-M depois que um desses foguetes que deveria colocar em órbita um satélite de comunicações caiu minutos após a decolagem em 16 de maio.

O foguete Proton permitiu à Rússia arrecadar dezenas de milhões de dólares a cada ano com o envio de satélites ocidentais e asiáticos para o espaço.

Mas a versão melhorada do Proton-M sofreu uma série de problemas técnicos que prejudicaram sua reputação, até então considerada confiável para estas missões, menos caras do que os foguetes americanos e europeus.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade