Publicidade

Estado de Minas

Google oferece US$ 1 milhão a inovação que facilite uso de energia limpa


postado em 24/07/2014 11:09

SAN FRANCISCO - O gigante das buscas na internet Google oferece um prêmio de um milhão de dólares por uma inovação que torne a energia de origem solar ou eólica mais prática para uso cotidiano.

O Google se associou ao Instituto de Engenheiros em Eletricidade e Eletrônica para apoiar o "Littlebox Challenge" (Desafio da Caixinha), prometendo contemplar quem apresentar o melhor projeto de um aparelho maior que um laptop, que transforme de forma eficiente a corrente elétrica em alternada, que é a usada em residências e empresas.

As fontes de energia renovável como os painéis solares e os geradores eólicos produzem corrente direta, que deve ser transformada em alternada, que alimenta atualmente os complexos aparelhos que produzem energia a partir de fontes fósseis ou nucleares.

O desafio é miniaturizar os transformadores de energia à décima parte de seu tamanho atual, semelhantes a um 'cooler' grande.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade