(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO

Novo display tem pixels mais de mil vezes menores do que os das TVs de hoje

Ele poderá ser usado em microscópios ultrapotentes e em equipamentos como e-readers


postado em 16/07/2014 08:38 / atualizado em 16/07/2014 08:34


Brasília – Um novo tipo de tela desenvolvida nos Estados Unidos permite a fabricação de equipamentos microscópicos de alta resolução. O trabalho, descrito em um artigo publicado na revista Nature, produziu um material que muda rapidamente de forma e permite a fabricação de um display com pixels mais de mil vezes menores do que os usados em televisores comuns. A tela, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, é mais fina que um fio de cabelo e poderá, com mais estudos, ser usada em eletrônicos flexíveis e semitransparentes.

O segredo da tela está no seu centro, onde uma liga de germânio, antimônio e telúrio (GST) fica acomodada entre duas camadas de eletrodos transparentes. O material é um tipo de cristal usado como matéria-prima na fabricação de DVDs regraváveis e outros tipos de memórias que registram dados em sua estrutura mutante. Quando submetida a certos estímulos, como altas temperaturas ou cargas elétricas, a liga muda para um estado amorfo, que ganha novas propriedades e pode mudar de cor, de acordo com a sua concentração.


Essa é a primeira vez que a matéria-prima é usada para produzir telas eletrônicas. “Dependendo de como se aplica o pulso óptico ou elétrico, é possível determinar o estado no qual o material vai se transformar”, explica Harish Bhaskaran, pesquisador de Oxford e principal autor da pesquisa. “De forma bastante simplista, é possível ‘congelar’ o material em um estado líquido solidificado, em que átomos ficam aleatoriamente posicionados, ou em um estado cristalino, com os átomos arranjados regularmente”, acrescenta.

A técnica foi testada em imagens tão pequenas que só poderiam ser vistas com a ajuda de um microscópio. As minúsculas telas criadas pelos pesquisadores são flexíveis e têm pixels separados por apenas 0,2 micrômetros. A distância, chamada de pitch, é usada para medir a resolução de uma imagem quando vista de perto: quanto menor a separação entre os pixels, melhor a qualidade da representação na tela. Em um monitor comercial de 24 polegadas, essa distância é de 250 micrômetros.

Aplicações

Outro destaque para o monitor de nanopixels é a velocidade de mudança da imagem, que chega a ser 20 mil vezes mais rápida que as tecnologias usadas atualmente na fabricação de televisores. A característica seria útil, por exemplo, na fabricação de telas tridimensionais, que exigem altíssimas taxas de atualização de imagem para manter a qualidade da resolução em uma projeção em movimento.

“O GST descrito é intrinsecamente ultrarrápido. Em aplicações de memórias de estado sólido, filmes de GST são conhecidos por mudar entre as fases amorfa e cristalina em 800 nanossegundos”, comenta, em texto publicado na Nature, Dirk Broer, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

O sistema também gasta pouca energia, porque a eletricidade só é necessária para mudar os pixels de cor, e não para mantê-los dessa forma. A dinâmica seria particularmente útil para a fabricação de leitores digitais, onde a mesma imagem fica estampada na tela por muitos minutos de uma só vez. “No artigo, os autores mostram a possibilidade de usar as três cores principais, o azul, o verde e o vermelho, para formar o RGB. Essa técnica poderia funcionar para uma aplicação como o Kindle, mas policromática e em alta resolução”, acredita Marco Cremona, professor do Departamento de Física do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, que não participou do estudo.

Para desenvolver uma tela colorida com a tecnologia, seria necessário criar três pontos de cores para cada nanopixel e ligá-los para obter as combinações de tons desejadas. Essa é a mesma forma como as telas de televisores são fabricadas hoje, 0mas pode ser um desafio aplicar o novo material ao método já utilizado. “Para ver (os pixels), você precisa de um ponto de luz. Esse sistema não emite luz por conta própria e precisa de uma fonte auxiliar”, alerta Cremona.


Outras aplicações possíveis para a invenção são dispositivos que aproveitem as propriedades eletrocrômicas do GST, como janelas inteligentes que escurecem com o apertar de um botão ou vitrines que possam exibir informações eletrônicas como um monitor transparente. Avanços na pesquisa podem possibilitar, ainda, a criação de smartglasses e até mesmo de lentes de contato eletrônicas, flexíveis e finas o suficiente para serem aplicadas ao olho humano.

A equipe espera produzir um protótipo funcional até o fim do ano que vem, e, somente então, estudar o uso do método para a fabricação de um display comercial. “É sempre difícil prever quando a pesquisa pode se transformar em produtos comercializáveis, já que a engenharia de produtos comerciais é muito difícil, mesmo quando a ciência é muito boa”, ressalta Harish Bhaskaran.

 

(foto: GOOGLE/DIVULGAÇÃO)
(foto: GOOGLE/DIVULGAÇÃO)
Lentes de contato inteligentes
 
O laboratório farmacêutico suíço Novartis anunciou ontem que sua filial dedicada à oftalmologia concluiu um acordo de licença com o grupo americano Google sobre a tecnologia de lentes de contato inteligentes com fins médicos. O acordo entre a Alcon, a filial da Novartis, e o grupo americano pode revolucionar o atendimento médico ocular, afirmou a empresa suíça em um comunicado. A ideia é combinar os avanços tecnológicos do Google de miniaturização de aparelhos eletrônicos com a experiência da Novartis no setor farmacêutico e nos aparelhos médicos. O interesse da Novartis nesta tecnologia está concentrado em dois segmentos: ela poderá ajudar os pacientes diabéticos a controlar a doença, permitindo a medição contínua dos níveis de glicose com uma lente de contato inteligente, criada para medir o nível de fluido lacrimal no olho e conectá-lo a um aparelho médico com conexão sem fio. O segundo é a possibilidade de auxiliar as pessoas com presbiopia que não podem ler sem óculos. O acordo entre Alcon e Google ainda deve ser aprovado pelas autoridades de concorrência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)