(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas FIM DE UMA GERAÇÃO

R.I.P Orkut: rede social será encerrada em 30 de setembro

Usuários podem salvar scraps, fotos e depoimentos. Com nostalgia, brasileiros relembram no Twitter as comunidades que serão em breve arquivadas na web


postado em 30/06/2014 13:09 / atualizado em 30/06/2014 14:50

Comunidade
Comunidade "Eu odeio acordar cedo" era uma das mais famosas no site (foto: Orkut/Reprodução)


Toda uma geração do “Só adiciono com scrap” e de comunidades como “Odeio acordar cedo” e “BH é um ovo” ficará orfã no dia 30 de setembro. Se prepare que a notícia é triste: o Orkut será encerrrado nessa data. Pois é, parte da cultura brasileira se vai com o site.

Dramas e brincadeiras à parte, a rede social foi a maior no Brasil até 2011, quando então perdeu seu reinado para o Facebook. Se você ainda se lembra do seu login e senha, até a data de encerramento você poderá entrar na sua conta e usar normalmente. Essa é uma boa oportunidade para fazer backup dos scraps, depoimentos dos “miguxos” e posts nostálgicos. Mas o resgate do conteúdo estará disponível até 2016. A boa notícia é a possibilidade de exportar seus álbuns de fotos para o Google+, que surgiu em 2011 para competir com o Face de Mark Zuckerberg.

Museu das comunidades E o que será feito com o melhor do serviços: as comunidades? Aquelas que forem públicas serão salvas em um arquivo e ficarão disponíveis “congeladas” na web, apenas para visualização. Portanto, caso se arrependa de algum comentário postado, essa é a hora de deletá-lo. Para que o usuário não precise rastrear cada postagem, a empresa criou um recurso para apagar todas de uma só vez. Basta remover o Orkut da sua conta do Google. Essa exclusão permanente poderá ser feita também após o fechamento da antiga rede.

Se é proprietário de uma comunidade e quer que ela seja incluída na espécie de museu virtual que será criado, é preciso alterar as configurações para que ela fique aberta a qualquer usuário e disponível nas buscas do Google. Para não fazer parte do arquivo, também é preciso mudar a configuração de privacidade.

Em um post publicado no blog oficial da empresa, Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, pediu desculpas para os usuários que ainda usam o serviço regularmente. Segundo ele, a rede será fechada porque o crescimento de sites como YouTube, Blogger e Google+ ultrapassaram o Orkut. “Vamos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, disse.

Confira o comunicado e instruções completas do Google aqui.

Reação dos brasileiros
O Orkut, criado em janeiro de 2004, fez sucesso especialmente no Brasil e na Índia. No Twitter a hashtag #RIPOrkut foi parar no Trending Topics mundial. Os usuários brasileiros reclamaram do fechamento da rede e relembraram, com nostalgia, de recursos e características específicos do site. O avatar Buddy Poke, o game colheita feliz, os depoimentos, a sorte do dia e a expressão “o topo é meu” foram citados.

TOP Comunidades

Com a hashtag #melhorescomunidades, os usuários do Twitter relembraram as páginas mais famosas. Confira algumas delas:


1-
Odeio acordar cedo
2- Deus me disse: desce e arrasa
3- Anão vestido de palhaço mata 8
4- Achei que era sorvete, mas era feijão
5- Escondido é mais gostoso
6- Sou legal, não estou te dando mole
7- Não fui eu, foi meu eu lírico
8- Um mamão vai na cabeça
9- Bebo e ligo para os amigos
10- P.G.M - Perfis de Gente Morta

 

 

RESGATE

Como fazer backup do seu perfil:


- Vá para a página do Google Takeout.
- Clique em Escolher serviços e depois selecione Orkut.
- Clique em Criar arquivo.
- Aguarde o arquivo estar pronto. Isso pode levar um tempo. Como opção, você pode ser avisado por e-mail quando estiver pronto.
- Quando estiver pronto, clique em download.
- Não há limites na quantidade de vezes você pode fazer download das suas informações do Orkut.

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)