(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Google combate espionagem cibernética com criptografia de mensagens


postado em 04/06/2014 17:22

A gigante da internet Google intensificou seus esforços para dificultar a espionagem de um e-mail, apresentando nesta quarta-feira um software de criptografia de mensagem para seu navegador, o Google Chrome.

Uma versão de testes da ferramenta chamada 'End-to-End' foi lançada para que os programadores possam brincar, criando mini-programas capazes de se conectar ao Chrome e encriptem mensagens do Gmail (serviço de correio eletrônico do Google) de forma que só tenham acessos eles próprios ao remetente e ao destinatário.

"As mensagens são encriptadas à medida que são enviadas e são como envelopes, menos vulneráveis à bisbilhotagem (seja por pessoas maldosas ou pelo governo) que as postais", afirmou Brandon Long, encarregado da equipe que desenvolveu esta ferramenta, em um post.

Além disso, o Google acrescentou uma seção ao seu Relatório de Transparência, no qual mostra qual parte das mensagens do gmail é enviada criptografada e qual parte das mensagens enviada por outros serviços de e-mail é recebida da mesma maneira.

No mês passado foram criptografados 69% das mensagens enviadas de contas do gmail, enquanto apenas 48% dos e-mails recebidos de outros serviços foram codificados durante o envio.

O Comcast, um gigante provedor de internet nos Estados Unidos, mal posicionado nesta classificação, informou rapidamente que reforçará a criptografia de suas mensagens.

A ação do Google chega em um momento em que grandes empresas americanas da internet buscam afugentar as preocupações sobre a privacidade na rede, depois que o ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), Edward Snowden, revelou as táticas de espionagem cibernética dos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)