(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Conexões eficazes e dados atualizados nas redes sociais ajudam a conseguir emprego

Manter históricos em dia, contatos atualizados, links para portfólio e perfis em outras redes são algumas das providências para garantir destaque no mercado. E o melhor, sem sair de casa


postado em 10/04/2014 09:50 / atualizado em 10/04/2014 10:09

''Procurei por vagas também no Facebook e no blog Mercado Web Minas, mas o LinkedIn foi o mais efetivo'' - Luana Fogaça, designer(foto: Pedro Borges/Divulgação)
''Procurei por vagas também no Facebook e no blog Mercado Web Minas, mas o LinkedIn foi o mais efetivo'' - Luana Fogaça, designer (foto: Pedro Borges/Divulgação)

Quando o assunto é currículo, o mau hábito do brasileiro de deixar tudo para última hora também se faz presente: ele só é atualizado quando se está à procura de emprego. Com a designer Luana Fogaça, de 22 anos, não foi diferente. Sua conta no LinkedIn, rede social profissional, se manteve em dia apenas durante os dois meses de procura, até que o diretor executivo da Sapiens Solution a convidou para trabalhar na empresa. O perfil da jovem contava com um link para o seu portfólio no Carbon Made (carbonmade.com) e um PDF do seu currículo. “Eu procurei por vagas também no Facebook e no blog Mercado Web Minas, mas o LinkedIn foi o mais efetivo”, afirma Luana.

A designer conta que, por meio da rede social, uma agência do Paraná já entrou em contato com ela a procura de uma profissional para um trabalho freelancer, o que lhe garantiu um ganho extra. “Eu tinha uma conexão com uma pessoa quando trabalhei na faculdade de Medicina e, por ela, chegaram até mim. Quanto mais conexões você tiver, melhor, porque será mais fácil o encontrarem”, explica. Segundo ela, também é importante adicionar pessoas de seu trabalho atual, para eles lhe recomendarem no futuro.

Além do LinkedIn, a designer, que também atua como fotógrafa, mantém o site luanaclara.com.br, mas a página – ainda em construção – só traz um e-mail de contato. Luana também ataca de social media e gerencia algumas fan pages de pequenas marcas. Uma delas é do Zamfir (https://goo.gl/dZkHfa), seu professor de canto de Montes Claros, que dá aulas para a jovem por meio do Skype. A página tem 343 curtidas e traz posts sobre técnicas vocais. O bufê de sua mãe também ganhou uma fan page, mas por enquanto está parado, porque o objetivo não é trabalhar com grandes pedidos. “A ideia é ampliar o alcance da marca e tentar captar gente com interesse comum com o que estou noticiando”, explica.
''Ele (LinkedIn) tem recursos além do currículo, organiza tudo: de projetos pessoais a profissionais'' - Izabela de Fátima Moreira Pinto, da PlanB(foto: Euler Júnior/EM/D.A PRESS)
''Ele (LinkedIn) tem recursos além do currículo, organiza tudo: de projetos pessoais a profissionais'' - Izabela de Fátima Moreira Pinto, da PlanB (foto: Euler Júnior/EM/D.A PRESS)

HEAVY USER

Se Luana só recorreu ao LinkedIn na hora do aperto, Izabela de Fátima Moreira Pinto, de 29, tem a rede como a sua preferida. Atualmente, ela integra a equipe de planejamento estratégico de comunicação e marca da Plan B. O convite para o trabalho surgiu depois de um diretor da agência, ao conhecê-la em uma reunião, adicioná-la no site e conversar sobre a vaga. Outras pessoas também já entraram em contato com ela, oferecendo-lhe oportunidades profissionais, por causa de seu perfil na rede.

Izabela conta que tem conta no LinkedIn desde 2009 e sempre tentou deixar o perfil o mais atualizado possível. “Ele tem recursos além do currículo, organiza tudo: de projetos pessoais a profissionais. Mantenho em dia o histórico da minha experiência, o link para o meu portfólio, os cursos que fiz, além de endossar as habilidade de colegas e receber recomendações de antigos parceiros de trabalho”, conta. Além da rede profissional, ela mantém o site izabeladefatima.com, onde reúne seus contatos e links para perfis em outras redes, como Instagram e Twitter.

Acredite, é pelo LinkedIn, e não pelo Facebook, que Izabela mantém contato com os amigos de outras cidades. “Já trabalhei em São Paulo e, dia desses, fiquei sabendo que um amigo de lá se tornou diretor de criação de uma agência. Dei os parabéns pelo site”, conta. A rede, para ela, também funciona como uma fonte de leitura. Izabela segue alguns canais sobre estratégia de comunicação, produtividade e propaganda no Pulse, além de participar de grupos de discussões onde tira dúvidas e fica sabendo das novidades.

Expert na rede voltada aos profissionais, Izabela diz que para utilizar o site a seu favor o item fundamental é manter o perfil atualizado. “Pelo perfil seus contatos saberão como é o seu raciocínio, se você frequenta cursos, workshops. Até seu poder de síntese e escrita pode ser demonstrado”, destaca. Ela diz que se mantém atenta ao que vai postar, sempre pensando se o conteúdo será relevante para seus contatos e se é consistente com o que acredita. “Tenha cuidado com o que expor. Há uma linha tênue entre bom senso e exagero”, avisa.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)