(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Formiga elimina veneno de rivais


postado em 14/02/2014 00:12 / atualizado em 14/02/2014 15:11

As formigas-loucas (D) tornaram-se imunes ao veneno da formiga-de-fogo(foto: LAWRENCE GILBERT/UNIVERSITY OF TEXAS-AUSTIN/SCIENCE/DIVULGAÇÃO)
As formigas-loucas (D) tornaram-se imunes ao veneno da formiga-de-fogo (foto: LAWRENCE GILBERT/UNIVERSITY OF TEXAS-AUSTIN/SCIENCE/DIVULGAÇÃO)
Encontradas no Sul do Brasil, nos pampas argentinos e no Paraguai, as formigas da espécie Nylanderia fulva, popularmente conhecidas como formigas-loucas, estão invadindo os Estados Unidos. Graças a um método descrito pela Universidade do Texas, em Austin, rapidamente elas estão substituindo as também invasivas Solenopsis invicta, chamadas de formigas-de-fogo. Em um estudo publicado on-line pela revista Science, os cientistas revelam uma inteligente estratégia usada por esses insetos. Para se ver livres do veneno lançado pelas formigas-de-fogo durante a disputa por território, elas secretam um composto que o neutraliza, retirando da substância a capacidade tóxica.

A invasão das formigas-loucas é a mais recente de uma série de migrações desse tipo de inseto a partir do Hemisfério Sul. Os cientistas afirmam que, assim como ocorreu com as predecessoras, a chegada delas aos EUA provavelmente terá efeitos dramáticos sobre os ecossistemas locais. Conhecidas pela dolorida picada em humanos e outros animais, as formigas-de-fogo dominam a maior parte das espécies do gênero, lançando sobre elas um veneno poderoso e, geralmente, fatal. Esse inseticida é duas ou três vezes mais tóxico do que o DDT, para se ter uma ideia.

Ao ser coberta pelo veneno, contudo, a formiga-louca dá início à sua estratégia detox, descrita, pela primeira vez, no estudo. Ela secreta um ácido fórmico de uma glândula especializada, localizada no abdômen, transferindo a substância para a boca. Daí, a formiga passa a substância para todo o corpo.

Em testes de laboratório, as formigas que desintoxicaram o veneno expelido pelas rivais tiveram uma taxa de sobrevivência de 98%. Com isso, tornam-se praticamente invencíveis na luta contra as de fogo por recursos de comida e locais para colocar os ovos. “Ao que parece, as formigas-loucas vão eliminar as de fogo do sul dos EUA e se tornar a nova espécie invasiva dominante”, diz Ed LeBrun, pesquisador da Universidade do Texas e um dos autores do estudo. Ele explica que ainda não está claro como o ácido fórmico produzido pelo inseto consegue neutralizar o veneno. Uma possibilidade é que ele evita que a substância tóxica entre nas camadas profundas do exoesqueleto dos insetos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)