(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Iniciando um programa com Windows 8


postado em 13/02/2014 00:12 / atualizado em 13/02/2014 09:09

B.Piropo

Parece que o esforço da Microsoft para fazer de Windows um sistema que rode igualmente bem em computadores de mesa e dispositivos portáteis não foi bem-sucedido. Windows 8.x tem sido uma fonte permanente de reclamações dos usuários e de dores de cabeça para a MS. E o mais lamentável é que Windows 8.1 é um SO (sistema operacional) excelente (calma, deixem-me terminar). É rápido e eficiente. Sua integração com o SkyDrive e a facilidade de sincronizar todas as máquinas onde foi instalado pelo mesmo usuário (mesma “conta MS”) é um achado. Eu o uso para sincronizar minha máquina de trabalho de casa com a do escritório, o micro portátil e meu Windows Fone (e, brevemente, com um tablet rodando Windows 8.1) e acesso meus arquivos em um mesmo ambiente a partir de qualquer uma delas. Uma maravilha.

Mas, se o sistema é tão bom, por que tanta reclamação dos usuários? Ora, porque, antes de descobrir as suas excelentes funcionalidades, eles entram em contato com a interface. E, nesta altura dos acontecimentos, todos já devemos ter percebido que o esforço da MS em fazer com que a dita funcione tanto nas máquinas com teclado e mouse quanto nas com telas sensíveis ao toque foi desastroso. O problema de Windows 8, portanto, está na interface, não nas entranhas do sistema.

Há esforços para melhorar isto. Na verdade, o próprio Windows 8.1 já é fruto destes esforços: comparada com a de Windows 8, sua interface é infinitamente mais amigável, particularmente para os usuários de sistema com telas grandes operados com teclado e mouse. Esforços independentes estão sendo feitos até fora da Microsoft. Como os de Jay Machalani, um mui competente projetista de interfaces com o usuário que, mantendo as características originais do sistema, permite que ele seja operado apenas com a interface Moderna (a introduzida por Windows 8) ou com a interface em Área de Trabalho (a convencional, de Windows 7), porém permitindo saltar de uma para outra se o usuário assim o desejar (a quem se interessar pelo assunto.

Em minha coluna semanal no site IT Web estou publicando uma longa série de artigos intitulada “Consertando Windows 8”, discutindo o problema da interface de Windows e descrevendo a sugerida por Machalani; a série começou em 14/01 e atalhos para cada um dos artigos podem ser encontrados na página https://itweb.com.br/colaborador/bpiropo).

Pois bem: para quem não acredita que, do ponto de vista funcional, Windows 8.x é um Windows 7 melhorado e com a interface piorada, vou dar um exemplo ilustrativo.Como fazer com que um aplicativo seja carregado logo após o sistema, durante a inicialização da máquina? Em Windows 7 cria-se um atalho para o programa desejado na pasta Inicializar.

E onde encontrar a dita pasta? Fácil: abre-se o Menu Iniciar (ah, o pranteado Menu Iniciar...), clica-se na entrada “Todos os programas” e lá está ela. Basta abri-la e criar o atalho. Na próxima vez que se ligar a máquina o programa desejado será carregado automaticamente.

E em Windows 8, como fazer o mesmo? Ora, do mesmo jeito: criando um atalho para o programa desejado na pasta Inicializar. Mas onde encontrá-la? O sistema não dá qualquer pista. Mas não somente ela existe como também, do ponto de vista da hierarquia de pastas (ou diretórios), continua exatamente no mesmo lugar que a equivalente em Windows 7. Quer ver?

Em Windows 8.x carregue o Explorador de Arquivos e vá até a pasta: “C:áriosUSUÁRIO]Iniciar”. (onde [USUÁRIO] é sua identidade de usuário). Repare que o conteúdo desta pasta é essencialmente o mesmo da pasta equivalente em Windows 7. E lá está, entre elas, a pasta “Inicializar”. Pronto, crie nela o atalho para o programa desejado e o problema se resolve.

Esta é a “dica” de hoje. Que aí está não só para ajudar a quem precisa que um programa seja carregado durante a inicialização de Windows 8 e não sabia como fazê-lo, como também para demonstrar que Windows 8 é muito mais parecido com Windows 7 do que você pensava...

PERGUNTE AO PIROPO
“Limpeza” periódica do computador

Como fazer aquela limpeza virtual no meu notebook? Ele tem 3GB de RAM e acho que é necessária uma limpeza constante de erros e da memória cache, não? Utilizo o Toolwiz Care, um software gratuito e em linguagem de Portugal, mas somente ele basta? Parece que melhora bem após o uso e me mostra o que pode ser desabilitado no momento da inicialização para maior agilidade. Tem algo mais que possa fazer?

Milton Cezar Padovani – Ubá/MG

Terra boa, Ubá. Estive aí para uma palestra há alguns anos e gostei. Mas vamos adiante. A “limpeza” a que você se refere não inclui a memória cache (a RAM é volátil e seu conteúdo é totalmente removido quando a máquina é desligada). Ela consiste essencialmente em remover “lixo” e desfragmentar arquivos do disco magnético e remover entradas desnecessárias e redundantes do Registro do Windows. Além da busca por programas mal-intencionados. Não conheço o Toolwiz Care, mas pelo que pude verificar ele faz tudo ou quase tudo isto, e se você está satisfeito com ele não vejo por que mudar. Porém se você preferir um produto nacional, sugiro e recomendo os que eu mesmo uso: o conjunto MV Security, desenvolvido por Marcos Velasco, um programador danado de competente. São cinco utilitários que fazem tudo isto que eu citei acima, além de otimizar seu acesso à internet. São gratuitos (mas recomendo efetuar o registro mediante um pagamento irrisório para recompensar o trabalho do Marcos) e podem ser baixados aqui em seu site: https://www.velasco.com.br/produtos.php.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)