(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Golfinho recém-descoberto já pode entrar na lista de risco de extinção

Pesquisadores encontram espécie na Região do Araguaia que tem relação distante com primos que vivem no mar.


postado em 24/01/2014 11:00 / atualizado em 24/01/2014 11:04

O Rio Amazonas é a casa do boto cor-de-rosa, considerado o mais inteligente de todas as espécies que vivem lá (foto: Ricardo Moraes/Reuters)
O Rio Amazonas é a casa do boto cor-de-rosa, considerado o mais inteligente de todas as espécies que vivem lá (foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Amazonas – Uma nova espécie de golfinho que vive em rios foi descoberta por um grupo de cientistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É a primeira descoberta desse gênero desde 1918. Os pesquisadores suspeitam, no entanto, que a nova espécie encontrada já tenha vindo à tona sob risco de extinção. Com o nome de Araguaia – em homenagem ao local onde foi encontrado, que fica na Região da Amazônia –, a espécie é apenas o quinto tipo do animal conhecido em todo o mundo. Golfinhos de água doce são considerados hoje pela ciência algumas das criaturas mais raras do planeta.

Em artigo publicado na revista científica Plos One, os pesquisadores disseram que o animal se separou de outras espécies que habitam os rios da América do Sul há aproximadamente dois milhões de anos. "Foi tudo muito inesperado. É uma área onde as pessoas os veem o tempo todo, já que são mamíferos grandes. Mas ninguém tinha notado (que era uma outra espécie)", afirmou Tomas Hrbek, cientista da Ufam.

Os pesquisadores acreditam que cerca de mil golfinhos desse tipo vivem hoje na bacia do Rio Araguaia. Segundo a BBC News, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) reconhece hoje apenas quatro espécies. Três delas estão correndo risco de extinção.

De acordo com os pesquisadores que fizeram a descoberta, os novos golfinhos têm relação distante com os seus primos que vivem no mar. Eles tendem a ter bicos longos, que lhes permitem caçar peixes na lama, no fundo dos rios. Na América do Sul, o Rio Amazonas é casa do boto cor-de-rosa – como são chamado os golfinhos daquele rio. Eles são considerados os mais inteligentes de todas as espécies que vivem lá.

Diferenças

Em relação aos novos animais, os cientistas dizem que existem algumas diferenças no número de dentes. Eles também suspeitam que a espécie do Rio Araguaia é menor. No entanto, a maioria das diferenças foi encontrada nos genes do animal. Ao analisar amostras de DNA de dezenas de botos dos dois rios, os pesquisadores concluíram que o do Rio Araguaia era mesmo uma nova espécie. Mas, mesmo depois dessas análises, ainda pode haver questionamento. "Em ciência você nunca pode ter certeza de nada", disse Hrbek.

"Analisamos o DNA mitocondrial, o que é, essencialmente, análise de linhagens, e não há compartilhamento de linhagens. Os grupos que vimos, os haplótipos, têm uma relação muito mais próxima entre eles do que entre outros grupos. Para isso acontecer, os grupos devem ter ficado isolados uns dos outros por um período longo", acrescentou o pesquisador. "A divergência que observamos é maior do que as divergências observadas entre outras espécies de golfinhos."

Hrbek propõe que a nova espécie seja chamada de Boto do Araguaia. Segundo o pesquisador, há fortes preocupações a respeito do seu futuro. “Desde a década de 1960 a bacia do Rio Araguaia vem experimentando pressão significativa das indústrias agrícola e pecuária, além da construção de hidrelétricas. Sendo assim, os animais recém-descobertos também devem entrar para a lista vermelha de risco de extinção”, disse à BBC News.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)