LAS VEGAS - A sul-coreana LG Electronics anunciou nesta segunda-feira uma aliança com o grupo de vídeo on-demand americano Netflix com o objetivo de conseguir conteúdos adaptados para seus televisores de última geração - os aparelhos de ultra alta definição (ultra HD, ou 4K).
Todos os televisores ultra HD da LG que puderem se conectar à Internet pelo sistema operacional webOS transmitirão filmes e séries streaming e sem precisar de download prévio do catálogo da Netflix - anunciaram ambas as empresas em uma entrevista coletiva, organizada em Las Vegas, na véspera da abertura do Salão Internacional da Eletrônica de Consumo (CES).
O executivo ressaltou que seu serviço propõe a difusão em tempo real de vídeos filmados e pós-produzidos, segundo as pautas da ultra alta definição. Esse será, por exemplo, o caso de uma das mais populares séries da casa, a "House of Cards".
Os televisores ultra HD, também denominados 4K em referência à resolução de suas telas que alcançam quase 4.000 pixels (3.840 x 2.160), estão na vanguarda da tecnologia desde o ano passado. Os fabricantes não se cansam de exaltar sua qualidade "cinematográfica" e as imagens claras e de alto contraste que esses televisores oferecem.
Sua adoção por parte dos consumidores continua sendo lenta, e um dos freios, segundo os especialistas, é a falta de conteúdo adaptado para sua definição que justifique o investimento.
"O streaming será a principal forma pela qual os consumidores receberão os conteúdos 4K", acrescentou Hastings.
Este ano, a maioria dos grupos eletrônicos apresenta novos modelos de televisores ultra HD no CES. Nesta segunda, a LG anunciou uma série de novos modelos, um deles com uma tela gigante curvada com uma diagonal de 2,66 metros. O equipamento deve estar disponível no mercado em junho.