(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Divulgadas imagens do exoesqueleto que pode ser usado no pontapé inicial da Copa


postado em 25/11/2013 11:55 / atualizado em 25/11/2013 11:26

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)

O renomado neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta segunda, em sua página no Facebook, imagens e um vídeo do audacioso exoesqueleto de corpo inteiro do Projeto Andar de Novo, equipamento que deve melhorar a vida de pessoas com severo grau de paralisia.

O projeto desenvolve uma tecnologia que captura a atividade cerebral do usuário para controlar os movimentos do equipamento que é conectado ao corpo através de eletrodos em pelo menos cinco regiões do córtex. Com essa ligação cérebro-máquina o exoesqueleto funcionará como uma espécie de roupa mecânica que vai sustentar e levar o corpo de acordo com a vontade do paciente.



À frente do projeto, Miguel Nicolelis quer fazer com que o pontapé inicial do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, em 12 de junho de 2014, seja dado por um jovem brasileiro com paralisia. Ele será capaz de levantar-se da cadeira de rodas,  dar alguns passos e inaugurar a competição. Veja a simulação mostrando o pontapé inicial.


A simulação do chute foi feita na sala de realidade virtual do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN-ELS), no Rio Grande do Norte, onde Nicolelis também desenvolve projetos. O avatar do jogador é controlado por atividade elétrica cerebral de um dos pesquisadores que participou da concepção. O andador robótico será usado por todos os pacientes envolvidos no projeto. Todos os componentes desse simulador virtual foram desenvolvidos no IINN-ELS.

O projeto Andar de Novo tem apoio da Agência Brasileira da Inovação (Finep) e financiamento do IINN-ELS. O neurocientista também é professor titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)