(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

DevDay reúne desenvolvedores mineiros em BH

Profissionais de programação trocam experiências e conhecimento em evento dia 19 na capital. Encontro quer fortalecer comunidade e dar visibilidade ao cenário local


postado em 17/10/2013 12:00 / atualizado em 17/10/2013 13:03

Shirley Pacelli

 

Aos 12 anos, Gibran Silva mudou-se da cidade mineira de Itabira para Carajás, no Pará. Lá teve o seu primeiro contato com um computador. Aos 14 assistiu à primeira aula de programação e aos 17 vendeu seu primeiro software. Hoje com 33 anos, ele organiza, com Douglas Aguiar, um dos maiores eventos de desenvolvedores em Belo Horizonte: o DevDay. Em sua quarta edição, o encontro reunirá sábado cerca de 450 profissionais na capital mineira. Serão 35 palestras abordando desde a moda do cloud computing, passando por desenvolvimento para hardware (arduíno), até técnicas para criar programas voltados a produtos automatizados.

Gibran conta que o evento surgiu a partir da comunidade DevIsland (https://on.fb.me/GIXE3s), que já reunia diversos grupos de diferentes áreas de desenvolvimento. Esses grupos realizam os próprios encontros, alguns maiores, como o Front in BH (frontinbh.com.br), Ruby on Rails (facebook.com/railsgirlsbh) e BeagaJS (beagajs.com.br). “Sentimos que essas ações isoladas não tinham força suficiente para dar visibilidade à comunidade de desenvolvedores de BH. O conhecimento sempre é gerado no eixo Rio-São Paulo. O objetivo é integrar todas as comunidades da capital, gerando um evento de notabilidade no cenário mineiro, além de promover a troca de conhecimento”, afirma Gibran.

De 70 para 150, 300, até 450 participantes. O aumento de público ao longo dos anos atraiu a atenção de profissionais de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. Mas a parcela de maior peso é, sem dúvida, a mineira. Caravanas saem do interior do estado para participar. “Este ano, um grupo de Ouro Branco me ligou, interessado. O público do estado é muito carente de eventos para desenvolvedores”, lembra Gibran. As vagas se esgotaram 25 dias antes do evento.

CALENDÁRIO TECH

O DevDay é uma importante iniciativa no calendário de tecnologia de BH. Para se ter uma ideia, haverá um hackaton promovido pelo governo do estado (https://bit.ly/15AbHTR) no mesmo dia, e os organizadores entraram em contato com Gibran sondando uma possível parceria para evitar um fracasso por falta de quórum. As palestras serão apresentadas em cinco salas simultaneamente, sendo cerca de 60% de profissionais mineiros, como Adriano Tavares, consultor de projetos de desenvolvimento de software, e Samyr Abdo, gerente de projetos que participa da comunidade de Desenvolvimento Ágil de Software (Agile, em inglês). Entre os destaques da programação estão Fábio Akita, criador e organizador do Rubyconf Brasil (rubyconf.com.br), uma das maiores conferências de tecnologia da América Latina e o convidado internacional David Cavalera, dos Estados Unidos, que trabalha como desenvolvedor no GitHub.

 



 “Eu e o Douglas abrimos o evento para os interessados submeterem suas palestras. Recebemos 90 neste ano e apresentamos à comunidade. Ela própria seleciona o que vai para a grade de programação”, ressalva Gibran. Para garantir que o conhecimento será disseminado, as palestras são gravadas e disponibilizadas no YouTube (https://bit.ly/17jvTUj) posteriormente. Neste ano, haverá ainda uma campanha social para coletar lixo eletrônico. A empresa Emile (emile.net.br) vai colocar um coletor à disposição do público.

A engenheira de software Brena Monteiro de Jesus, de 26 anos, está ansiosa pela palestra do Fábio Akita. “Ele praticamente trouxe o Ruby on Rails para o Brasil. É um dos primeiros evangelistas aqui”, conta, explicando que gosta de trabalhar com esse framework . Brena irá participar pela segunda vez do DevDay porque aprovou a diversidade da programação. “Tem palestra sobre desenvolvimento de Java, para Kinect... Não é focado só em uma tecnologia”, ressalva. Para ela, é importante estimular a interação entre os profissionais de diversas linguagens, pois isso gera a descoberta de novidades.


EM SETE LAGOAS
Será realizado hoje uma série de palestras com o Grupo de Desenvolvedores da Google de Belo Horizonte (GDG-BH), a partir das 19h, na Faculdade Cenecista de Sete Lagoas (Rua Pedro Gabriel de Lima, nº 20, Jardim Arizona, Sete Lagoas). Android, HTML5, chrome, cloud computing e startups serão alguns dos temas discutidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site. As vagas são limitadas.
fcsl.edu.br/gdg/



Serviço
19/10, das 8h às 19h
UNI-BH, câmpus Estoril,
(C2- Portaria II - Rua Líbero Leoni, nº 259, Estoril, BH)
Vagas esgotadas.
devday.devisland.com


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)