(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Novos BlackBerry Z10 e Q10 trazem inovação sem perder as origens

O celular traz novas apostas para a empresa reconquistar mercado, mas mantém fidelidade às características da companhia, como o teclado físico. Falta de aplicativos na loja ainda é o principal problema


postado em 10/10/2013 10:00 / atualizado em 10/10/2013 10:06

Para tentar emplacar o novo sistema operacional, o BB10, a BlackBerry lançou dois aparelhos no Brasil, o Z10 e o Q10. O primeiro, com tela totalmente sensível ao toque, se assemelha aos smartphones topo de linha dos concorrentes e busca atingir os mais jovens — que estão ligados às novidades da área. O Q10, por sua vez, está próximo da filosofia que tem sido adotada pela fabricante: especializar-se em um nicho de mercado, no caso, o corporativo, responsável por boa parte das vendas de dispositivos da marca.

Para continuar a atender esses clientes, a BlackBerry manteve algumas características que são marcas da companhia. Entre elas, o teclado físico, contrariando a tendência atual de telas totalmente sensíveis. Apesar de parecer ultrapassado, as teclas bem posicionadas e grandes favorecem uma digitação rápida e sem erros, ideal para quem produz conteúdo direto no aparelho.

E, mesmo com o teclado, o display Super Amoled de três polegadas é touchscreen e conta com resolução de 720 x 720 pixels, que produz imagens com boa qualidade. O único inconveniente é a dificuldade em visualizar textos em uma tela reduzida, além da perda da qualidade na hora de assistir a vídeos ou jogar. O formato quadrado ainda pode distorcer algumas produções.

Ainda na parte externa, o Q10 revela um visual robusto, com boa ergonomia, mas levemente pesado, com 139 gramas. Parece pouco, mas, se levado em consideração o tamanho reduzido do aparelho, isso é bastante desfavorável.

Em relação à parte interna, o Q10 não decepciona. Com processador dual-core de 1,5GHz, 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento, as ações são realizadas sem nenhum sinal de travamento, mesmo com mais de um programa em execução.

Outro aspecto positivo é o novo sistema BB10, que apresenta uma melhora significativa em relação a versões anteriores. A começar pelo visual, muito agradável e limpo, com ícones bem sinalizados e fáceis de serem identificados. A navegação também é simples. Basta realizar os tutoriais propostos na inicialização do aparelho que, em pouco tempo, o manuseio se torna automático.

Câmera

Há também funções interessantes, como o BlackBerry Hub, no qual é possível cadastrar os perfis do usuário de redes sociais, e-mails e apps e assim receber as novidades unificadas em um único programa. Dessa forma, pode-se responder às mensagens dos mais diversos canais de forma imediata, sem precisar entrar no site ou no aplicativo.

O principal – e crucial – problema do novo sistema é a oferta de aplicativos, especialmente de grandes desenvolvedores. Apps que estão em alta, como Instagram, Snapchat e Vine, não fazem parte do catálogo do sistema. O ponto negativo é minimizado pelo fato de o público alvo corporativo não ter esses programas como prioritários. Mas o sistema poderia ter mais visibilidade se contasse com algumas dessas novidades.

A tela quadrada, por exemplo, seria ideal para o Instagram, uma vez que as fotos tiradas pelo aparelho obedecem à proporção um por um, usada na rede social. A câmera, aliás, é um atrativo do Q10, pois conta com 8MP e recursos, como tecnologia HDR, detecção de rosto, estabilização e modo intermitência, que tira várias fotos em sequência, além de gravar em Full HD. As imagens capturadas apresentam qualidade superior até mesmo que o irmão Z10.

Apesar de  contar com especificações avançadas, as deficiências podem ser preponderantes na hora da compra, tirando um pouco do poder de sedução do Q10. Assim, o lançamento tende a ser objeto de desejo de apenas uma pequena fatia dos consumidores, o que parece fazer parte dos planos da empresa. Resta saber por quanto tempo essa estratégia conseguirá se sustentar.

Temperatura média: 8,5
As configurações do Q10 e as novidades da plataforma conferiram boa nota ao aparelho
PROCESSADOR As configurações permitem uso sem travamentos
PLATAFORMA Melhorias significativas no sistema operacional em relação a versões anteriores
APPS A falta de aplicativos restringe o mercado consumidor
PREÇO O valor acima de R$ 2 mil não é atrativo em comparação aos concorrentes


Especificações
Processador: Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5GHz
Memória: 2GB de memória RAM
Tela: 3 polegadas
Sistema operacional: BlackBerry 10
Dimensões (A x L x E em cm): 11,9 x 6,6 x 1,0
Peso: 139 gramas
Câmeras: 2MP (frontal) e 8MP (traseira)
Conectividade: Wi-fi, 3G, 4G, Bluetooth e NFC
Preço: cerca de R$ 2 mil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)