
O mercado dos foblets – aqueles smartphones que mais parecem tablets – vem conquistando cada vez mais espaço no gosto dos usuários. A última a entrar nessa área foi a LG, que lançou o Optimus G Pro, competidor direto do Galaxy Note III (5,7 polegadas). O megasmartphone chega ao mercado brasileiro com a versão Android Jellybean 4.1 – o que é um ponto negativo, pois a versão atual é a 4.3 –, e um grande atrativo no hardware: o processador de quatro núcleos Snapdragon, com 1,7GHz. Ele é responsável pela rapidez em atividades do sistema, como o carregamento rápido de páginas ou fotos.
É também pela capacidade de processamento que o LG Optimus G Pro se torna um excelente dispositivo para os que gostam de jogar em aparelhos móveis. Títulos como Real racing 3 e Shadowgun rodam sem complicações na tela de 5,5 polegadas.
De acordo com a LG, o grande diferencial do G Pro está presente no aumento do tamanho da tela — 0,8 polegada a mais do que o antecessor. A sul-coreana investiu na migração para o smartphone de parte das inovações usadas em suas tevês. A tecnologia IPS, a mesma das SmarTVs, por exemplo, diminui os efeitos de distorção de cores quando se altera o ângulo de visão do usuário.
É perceptível a nitidez e a distribuição de cores vibrantes na tela do aparelho, o que faz dele um excelente mecanismo para quem passa horas navegando em aplicativos de fotos e vídeos como Instagram e YouTube.
Por um lado, o tamanho não faz com que a opção de colocá-lo no bolso seja tão agradável e, mesmo com as opções de melhoria de exploração ajustadas, ainda assim é bastante desconfortável de mexer. Alguns aplicativos, como o Twitter, são difíceis de serem apreciados na plenitude. Por outro, o peso (172g) do foblet faz com que ele seja confortável de carregar.
Seis horas
Uma boa implementação no aparelho está no Ribbon Button. Nele, o usuário pode personalizar as cores das notificações nas bordas do botão principal do G Pro. Para uma mensagem, por exemplo, a cor pode ser verde, enquanto para um tuíte ou notificação no Facebook há a opção de azul e vermelho.
O dispositivo desaponta quando a bateria não corresponde bem com a necessidade do usuário. Após cerca de duas horas de utilização, sem pausas, a carga já estava com mais da metade gasta. Não bastasse isso, a recarga do dispositivo também decepciona: foram necessárias cerca de seis horas para o carregamento total do G Pro. Claro que, por ser maior, vai levar um tempo razoável, mas a espera parece infinita.
O LG Optimus G Pro é um excelente dispositivo para quem busca no consumo de conteúdo em forma de vídeo ou na navegação um conforto maior.
Temperatura média: 7
Ótimo para consumo de vídeos e textos, mas a bateria e o carregamento frustram
TELA As 5,5 polegadas fazem com que a visualização de conteúdo seja primorosa
PROCESSADOR Muito rápido e preciso ao carregar páginas, imagens, aplicativos e executar jogos
BATERIA Com pouco tempo de duração, a bateria é um dos pontos decepcionantes
RECARGA Demorou mais de seis horas para completar 100% da bateria
Especificações
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.0, NFC e USB 2.0.
Dimensões e peso (L x A x E em mm): 150,25 x 76,04 x 9,38
Processador: Qualcomm Snapdragon 600 1,7GHz quad-core
Memória RAM: 2GB
Sistema operacional: Android Jelly Bean 4.1.2
Preço: R$ 2.099