O novo jogo da franquia Angry Birds, "Star Wars II", da finlandesa Rovio, chegou ao topo do pódio dos downloads pagos da AppStore, da Apple, em muitos países ocidentais nesta quinta-feira, dia de seu lançamento.
De acordo com a App Annie, empresa que compila estatísticas sobre downloads, Angry Birds Star Wars II é o aplicativo mais vendido na AppStore nos Estados Unidos, França e Alemanha, entre outros países.
Na China, mercado onde a Rovio anunciou uma estratégia de expansão, o novo jogo chegou a quarta posição.
Rovio também lançou em 13 setembro uma linha de brinquedos fabricados pela americana Hasbro, que permite o "teletransporte" das aves para o jogo virtual.
A finlandesa, que tem registrado um forte crescimento, pretende tornar-se uma das maiores empresas de jogos virtuais do mundo.
Ela abriu parques temáticos na Finlândia, Grã-Bretanha e em breve na China. Em dezembro, a empresa anunciou a preparação de um filme em 3D. E no início de setembro anunciou um acordo com um grupo chinês de escolas particulares, 123 Education Development.
Os analistas duvidam da estratégia de diversificação rápida da Rovio, mas o sucesso de Angry Birds Star Wars II mostra que seu produto ainda funciona bem.
"Boa jogada. A Rovio tem mostrado que segue uma estratégia bem-sucedida", disse à AFP o diretor da Neogames, Koopee Hiltunen, que representa a indústria de jogos finlandesa.
Angry Birds, que teve seu primeiro jogo lançado em 2009, consiste na projeção de pássaros com um estilingue contra porcos que roubaram seus ovos. A novidade de "Star Wars II" é que o jogador pode se "juntar ao lado porquinho" da força.