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Estado de Minas

Download de aplicativos pode bater o de músicas no iTunes

A média de aplicativos que um usuário de iPhone ou iPad tem no smartphone é de 35 aplicativos gratuitos


postado em 06/08/2013 10:25 / atualizado em 06/08/2013 10:36

Em breve a música não será o carro-chefe dos downloads no iTunes, o primeiro lugar ficará a cargo dos aplicativos(foto: C. Head Relaxnews )
Em breve a música não será o carro-chefe dos downloads no iTunes, o primeiro lugar ficará a cargo dos aplicativos (foto: C. Head Relaxnews )
Segundo os últimos dados da NPD, nos EUA pelo menos, os downloads de apps estão se aproximando dos de música e podem se tornar a atividade número um dos usuários no iTunes.

A empresa de pesquisa mostra que, desde 2010, o percentual de usuários do iTunes que ouvem música através do software está começando a cair, de 54% há três anos para 41% hoje. Ainda que a compra de músicas individuais (29% dos usuários norte-americanos) e álbuns inteiros (9%) se mantenha praticamente inalterada ao longo do mesmo período.

No entanto, desde 2010, houve um boom de aplicativos, em particular os títulos que são de graça. De acordo com o levantamento, 35% dos usuários afirmam baixar aplicativos gratuitos a partir do site, acima dos 24% de 2010, enquanto 18% dizem que também compram aplicativos (comparado aos 12% em 2010).

A pesquisa do NPD mostra que há atualmente 67 milhões de usuários ativos no iTunes nos EUA, ante 50 milhões há três anos. A média de aplicativos que um usuário de iPhone ou iPad tem no smartphone é de 35 aplicativos gratuitos e apenas 5% dos proprietários de dispositivos da Apple alegam não ter baixado um aplicativo gratuito.

Contudo, ao mesmo tempo, o percentual de usuários que fazem download pago de aplicativos está diminuindo, 69% deles, em 2013, dizem ter baixado títulos premium, em comparação com 72% em 2012.

Os resultados parecem confirmar os de um relatório recente da Flurry Analytics de 18 de julho, que afirma que os desenvolvedores de aplicativos para smartphones e tablets estão se distanciando de aplicativos pagos para usar os que têm suporte de publicidade como um meio de construir seu espaço no mercado e adquirir popularidade.

Em 2010, 84% dos aplicativos através do Android e plataformas iOS da Apple eram gratuitos ou utilizavam a publicidade para cobrir os custos e, apesar de uma pequena oscilação em 2012, quando os números caíram rapidamente para 80%, a partir de abril deste ano, 90% de todos os aplicativos são oferecidos de graça.

No entanto, isso significa que 10% de todos os aplicativos não são gratuitos e desse grupo, os títulos otimizados para iPad são os mais caros (a um preço médio de US$ 0,50), seguidos pelos aplicativos para iPhone / iPod Touch (com preço médio de US$ 0,19). Os apps para dispositivos com sistema Android (a um preço médio de US$ 0,06) são os mais baratos.

No estudo do NPD, o jogo parece ser a categoria de aplicativo mais popular, 81% dos proprietários de dispositivos da Apple nos EUA afirmam ter baixado um jogo gratuito, enquanto em segundo lugar, 70% dos usuários dizem que instalaram um aplicativo de rede social também gratuito.

 


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