(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Wikipedia adota criptografia para maior proteção dos usuários


postado em 05/08/2013 18:37 / atualizado em 05/08/2013 18:47

Jimmy Wales, cofundador do site Wikipedia, anunciou que o site vai adotar medida de criptografia para proteger a privacidae dos usuários (foto: Lane Hartwell / Wikimedia Foundation)
Jimmy Wales, cofundador do site Wikipedia, anunciou que o site vai adotar medida de criptografia para proteger a privacidae dos usuários (foto: Lane Hartwell / Wikimedia Foundation)
Ao falar ao Channel 4 News, no Reino Unido, o cofundador do Wikipedia, Jimmy Wales (que também atua como um consultor de internet do governo britânico) revelou que o site passaria a apresentar os mesmos níveis de criptografia usados para a transferências de dados financeiros.

Isto significa que, quando os visitantes entrarem no Wikipedia, sua atividade por lá não poderá ser monitorada por fontes externas. Wales diz que o movimento é uma resposta aos relatórios recentes em torno da NSA e de suas atividades de espionagem na internet, e segue um movimento similar adotado pelo Facebook.

"Nós achamos que é uma proteção muito boa. Obviamente que há sempre dúvidas sobre se a NSA conseguiu ou não secretamente decifrar tudo. Pensamos que é altamente improvável. Mas você sabe, você tem que fazer a criptografia correta. Não é trivial fazer isso bem. Mas nós confiamos em nosso banco de dados e daí por diante no mesmo tipo de criptografia ", disse ele.

Na quinta-feira, o Facebook, que, assim como o Wikipedia, é um dos 10 destinos mais populares na web do mundo, anunciou que está lançando a navegação padrão HTTPS, em uma tentativa de garantir a segurança do usuário. A conexão segura significa que os dados recebidos do Facebook e os enviados por um usuário quando ele fizer o login serão criptografados.

Ao contrário do Facebook, os usuários do Wikipedia atualmente não necessitam de uma conta ou senha para navegar no site ou recuperar artigos, mas a adesão disso é obrigatória para editores e colaboradores.

E como um login seguro é necessário para criptografar dados, o anúncio significa que em breve, milhões de usuários do Wikipédia poderão ter a certeza de que sua privacidade está protegida, mas ficarão um pouco estressados em ter que lembrar mais um login e mais uma senha, exclusivos.

No entanto, o País de Gales vê esse foco em maior segurança na internet como um crescimento pessoal, uma tendência global.

"Acho que estamos definitivamente em uma era onde precisamos pensar muito mais sobre segurança em várias maneiras diferentes. Uma das maneiras é a ameaça de governos espionando pessoas inocentes. Outras ameaças poderiam ser a segurança relativa a hackers mexendo em sites ou em sua conta do Facebook ou coisas desse tipo. Acho que é algo que toda a indústria e o governo precisam pensar muito sério", disse ele.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)