(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

James Cameron: tecnologia de 'Avatar' nasceu de decisão maquiavélica


postado em 08/07/2013 13:08

CIDADE DO MÉXICO - O cineasta James Cameron afirmou que "Avatar" (2009), sua mais recente grande realização cinematográfica, foi criada de forma maquiavélica para impulsionar as inovações na computação gráfica, uma tecnologia que utilizará na segunda e terceira parte desse revolucionário filme.

"Decidi dedicar-me a fazer 'Avatar' para impulsionar a tecnologia nesse campo. Foi uma decisão bem maquiavélica", afirmou o cineasta canadense diante de centenas de jovens admiradores mexicanos, que assistiram sua conferência em um encontro sobre novas tecnologias aplicadas à arte e ao entretenimento.

"Tinha apenas uma ideia (do que o filme devia ser), não tinha nem a solução nem sabia como fazê-lo, mas acabou sendo algo que projetou o uso da CG (computação gráfica). Foi um divisor de águas", comentou o cineasta, que compartilhou a mesa de debates com o diretor mexicano Alfonso Cuarón.

Criar uma tecnologia para conseguir um filme ao invés de criar um filme partindo da tecnologia que já existe é como "dar um salto no escuro", explicou.

"É por isso que temos tantos cabelos brancos", brincou Cuarón, que vai estrear este ano "Gravity", um filme de ficção científica que também fez uso desta nova tecnologia.

As ferramentas técnicas para fazer cinema "são cada vez melhores e isso me emociona muito", afirmou Cameron, sorridente e descartando que vá revelar os truques que tornaram "Avatar" possível, pois ao conceber este filme "queria que fosse um sonho coletivo".

No entanto, antecipou que utilizará essa tecnologia nos filmes em que está trabalhando: "Avatar" 2 e 3, assim como "Battle Angel", um filme baseado no mangá japonês do mesmo nome, que fala de "uma época de transumanos e o que implica um estado rápido de evolução".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)