(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Novo smartphone 4G da Sony surpreende pela boa performance e preço justo


postado em 20/06/2013 11:40 / atualizado em 20/06/2013 11:46

(foto: Sony/Divulgação)
(foto: Sony/Divulgação)
A Sony trouxe para o Brasil há poucos dias seu novo smartphone da linha Xperia. O modelo, identificado como SP, segue a linha do anterior ZQ, apresentando um visual simples, mas bastante elegante e agradável. Um ótimo aparelho levando-se em conta dois detalhes importantíssimos: é mais um 4G que entra no mercado brasileiro, e o preço, bem mais em conta do que os celulares do mesmo nível disponíveis nas prateleiras.

A convite da Sony, o Informatic@ teve a oportunidade de testar o Xperia SP em Brasília no fim de semana, durante a abertura da Copa das Confederações, que é patrocinada pela empresa japonesa. Pode, assim, comprovar a boa performance do aparelho naquilo que foi exigido, principalmente no que se refere ao acesso à internet usando as redes 4G da capital federal. Levando-se em conta que o serviço lá encontra-se no mesmo nível do que já está sendo oferecido em Belo Horizonte, pode-se dizer que o teste apresentaria resultados semelhantes caso fosse realizado aqui. As outras funções e recursos do SP independem do local em que é acionado.

 Com 9,98mm de espessura e peso de apenas 155 gramas, o modelo é confortável de manusear. É bem tranquilo manejá-lo só com uma das mãos, inclusive na hora de digitar mensagens ou postagens nas redes sociais. Sua tela, de 4,6 polegadas, é ideal para um smartphone. Seu botão liga/desliga fica na lateral, como em modelos anteriores. Há quem não goste, há quem não se importe com essa posição. E a barra luminosa que no passado esteve presente na maior parte dos celulares da Sony está de volta no SP, localizada na parte inferior. Interessante é que ela altera a cor de acordo com o que estiver sendo reproduzido no momento: músicas, vídeos ou fotos.

(foto: Sony/Divulgação)
(foto: Sony/Divulgação)
IMAGENS

Para quem gosta de fazer fotos com o celular, o SP é uma boa pedida. Durante os testes em Brasília, o aparelho poôde ser bem utilizado nessa função, tanto em ambiente aberto quanto dentro do estádio, criando imagens nítidas. O modelo conta com uma câmera de 8MP e vem com sensor Exmor RS para fazer fotos em HDR (de high dynamic range). Ele  é mais sensível à luz, propiciando melhores imagens em ambientes de pouca luminosidade. Mesmo não usando flash, o sensor melhora a qualidade das fotos nessas situações. Conta ainda com um aro de proteção à lente e oferece zoom digital de 16x.

Ainda com relação a imagens, o SP carrega embutida a tecnologia Sony de suas TVs Bravia, para levar à tela do aparelho nitidez e brilho adequados. Também presente no SP a tecnologia Mobile Bravia Engine 2, que faz gerenciamento de cores (para torná-las mais intensas e vivas). Ela oferece ainda mecanismos para redução de ruído e de distorções em vídeos on-line, como os baixados do YouTube. Boa oportunidade, portanto, para testar essa tecnologia na reprodução de clipes em alta definição. E a experiência se mostrou bastante proveitosa, oferecendo rapidez e imagens de qualidade superior.

Vale destacar também no novo modelo a tecnologia NFC (de near field communication), que transmite dados entre equipamentos a curta distância. Testando a eficiência da tecnologia, ao simplesmente encostar o SP tocando uma música em uma caixa de som, automática e imediatamente a música foi transferida para o acessório, executada, então, com mais potência e clareza. O mesmo se pode fazer usando um fone de ouvido. E o controle continua a ser acionado pelo telefone. O recurso pode ser usado também para imagens, mas desde que se use um televisor da linha Bravia. Transferir dados na forma de imagens é bem mais complexo do que no caso de som, o que exige aparelhos que “conversem” dentro de uma mesma tecnologia.

CONEXÃO RÁPIDA

A estada em Brasília serviu, e muito, para verificar o funcionamento do aparelho com o sinal 4G. No decorrer do sábado deu para efetuar várias análises das taxas de upload e download da rede LTE de dados da operadora Claro, dona do chip utilizado, além de acessar diversos conteúdos na web. O bom funcionamento do serviço, logicamente, depende muito mais das condições da rede operacional, mas se o aparelho não for eficiente, com certeza o sinal disponível pode não ser captado ou ter mais dificuldades para ser acessado.

Em áreas externas, pôde-se perceber raríssimas quedas de conexão, assim mesmo durante deslocamentos de carro, mas a restituição da conectividade se mostrou sempre rápida. Porém, era só entrar em edifícios para o sinal se perder. Explica-se essa falha ao fato de a infraestrutura projetada para essa geração de rede não estar finalizada, o que não deixa de ser um pouco incômodo. Conclui-se, portanto, que a chamada cobertura indoor vai ser o calcanhar de aquiles da 4G no Brasil, pois o problema em Belo Horizonte é o mesmo.

Mas, no geral, o funcionamento antes, durante e depois da partida, mesmo no interior do estádio, foi mais do que aceitável, tanto para acessar redes sociais e páginas da internet quanto para fazer downloads e uploads. Claro que a banda para tráfego de dados ainda é pouco usada devido ao ainda pequeno número de dispositivos preparados para captar o sinal 4G. Entretanto, não há o que reclamar dos resultados, pois usando várias vezes o aplicativo Simet (que faz medição de velocidade de conexões), foram obtidas taxas variáveis, mas sempre eficientes. As máximas foram incríveis: 68,28MB/s para dados recebidos e 1,57MB/s para arquivos enviados de dentro do estádio. Já as mínimas foram de 7,15MB/s para download e de 1,13MB/s para upload, obtidas no Setor Hoteleiro Norte da cidade.


CONFIGURAÇÃO
» Tela: 4,6” de 720P
» Processador: Qualcomm Snapdrago, Dual-core 1.7GHz
» Sistema Operacional: Android 4.1 (Jelly Bean)
» Câmera: 8MP com sensor Exmo RS
» Conexão: 4G
» Cores: disponível em modelos preto e branco
» Preço: R$ 1.299


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)