Um ótimo exemplo de crowdfunding do Brasil vai chegar em Belo Horizonte neste mês, depois de passar por outras cidades do país. Pela primeira vez o Ônibus Hacker visita a capital mineira e traz um laboratório ambulante com oficinas de vários temas, contando com pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos de forma rápida e prática.
A programação inclui oficinas de TV e Rádio Livres, Oficina de Scraping, Crochê, Ukulele, Como Fazer um projeto de Lei, Lambe-lambe da Transparência, Poesia Hacker, Jogos de Tabuleiro Políticos, Visualização de Dados, Cinema de Massinha, Circuito eletrônico com ferro de passar, Arduino, Roteadores Livres, entre outras. As oficinas não têm hora marcada, mas de 10h às 17 serão realizadas atividades diversas.
Para participar de qualquer oficina do ônibus, basta comparecer ao Plug Minas nos dias 26 e/ou 27, de 10 às 17 horas. O endereço do Centro de Formação e Experimentação Digital (Plug Minas) é Rua Santo Agostinho, 1441, Bairro Horto.
Outra forma de aproveitar a programação é participar do Workshop de Dados Abertos, outra série de oficinas livres destinadas a funcionários públicos e membros da sociedade civil com o objetivo de promover a transparência pública com a publicação e o uso de dados governamentais. A programação aborda diferentes aspectos dos dados abertos, tanto na perspectiva técnica quanto política. No segundo dia de evento acontece o HackDay, quando os participantes colaboram para colocar esses conhecimentos em prática, produzindo projetos digitais baseados em dados governamentais abertos.
Os projetos são uma realização da Controladoria-Geral da União, Unesco, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e Comunidade Transparência Hacker com o do Movimento Minas e PlugMinas.
Confira a programação
26 de Abril
10h00 - 10h30 -> Abertura e apresentação
10h30 - 12h30 -> Parte 1: Ofícina de Introdução aos Dados Abertos
12h30-13h30 -> Almoço
13h30 - 15h30 -> Parte 2: Oficina de Padrões Abertos e Visualização de Dados
15h30 - 17h30 -> Parte 3: Oficina de Jornalismo Hacker: Contando histórias com dados públicos
17h30 - 18h00 - Encerramento
27 de Abril
10h00 - 10h30 -> Abertura, apresentação e brainstorm coletivo
10h30 -> 12h30 -> Hackday
12h30 -> 13h30 -> Almoço
13h30 -> 17h30 -> Hackday
17h30 -> 18h00 -> Encerramento e apresentação dos projetos
Saiba o que será tratado em cada parte do Workshop
Introdução aos Dados Abertos (sexta-feira)
Oficineiro: Pedro Markun
Descrição: Introduzir os conceitos dos Dados Abertos e o que significa Transparência Pública no contexto da sociedade em rede. Discutir as legislações brasileiras (LAI e Lei Capeberibe) e suas conexões com os dados abertos. Falar um pouco sobre o contexto regional de Minas e Belo Horizonte e sobre o cenário internacional.
Oficina de Padrões Abertos e Visualizações de Dados (sexta-feira)
Oficineiro: Capi Etheriel
Descrição: Apresentar as tecnologias mais populares e funcionais para a publicação de dados abertos, metadados e boas práticas para a disponibilização e documentação dos dados, ferramentas e técnicas para raspagem de dados, além de ferramentas livres para visualização e interação com grandes conjuntos de dados.
Oficina de Jornalismo Hacker: Contanto histórias com dados públicos (sexta-feira)
Oficineiro: Daniela Silva
Descrição: Explorar as possibilidades do uso dos dados abertos para incentivar a participação dos cidadãos na política. Casos nacionais e interenacionais de aplicativos baseados em dados. Casos de transformações políticas que surgem a partir do uso da transparência radical e da liberdade de informação.
Hackday (sábado)
Descrição: Colocar em prática o que foi aprendido no dia anterior com a criação de aplicativos e demais ideias.
Para se inscrever, clique aqui.
