(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Estudo aponta importância da flora intestinal na perda de peso


postado em 27/03/2013 18:10

A flora microbiana intestinal pode desempenhar um papel importante na perda de peso, revelou uma pesquisa realizada em ratos e publicada esta quarta-feira, que poderá abrir o caminho para novos tratamentos para a obesidade.

Cientistas da Universidade de Harvard (Massachusetts, nordeste) constataram importantes mudanças na flora intestinal de ratos submetidos a uma cirurgia bariátrica conhecida como bypass gástrico ou derivação gástrica com o objetivo de reduzir o tamanho do estômago, um procedimento cada vez mais utilizado no tratamento da obesidade.

Os cientistas transferiram os micróbios intestinais "alterados" para o intestino de outros ratos e observaram uma perda de peso nos animais.

"Ao colonizar o intestino dos ratos com a flora intestinal de outros ratos, alterada por um bypass gástrico, estes animais perderam até 20% de seu peso, exatamente como se também tivessem sido submetidos à intervenção cirúrgica", explicou Peter Turnbaugh, da Universidade de Harvard, um dos principais autores da pesquisa.

"Nosso estudo leva a crer que os efeitos específicos do bypass gástrico na flora intestinal contribuem para sua capacidade de provocar uma perda de peso", afirmou o doutor Lee Kaplan, co-autor do estudo e diretor do Instituto sobre a Obesidade, o Metabolismo e a Nutrição, do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.

"Se pudéssemos encontrar um meio de manipular a flora intestinal para criar os mesmos efeitos, isto abriria a via para uma nova arma contra a obesidade", avaliou.

"Inclusive se conseguirmos reproduzir parcialmente estes efeitos no metabolismo sem intervenção cirúrgica, isto nos ofereceria uma terapia totalmente nova para tratar a obesidade, um sério problema de saúde, que poderia ajudar os pacientes incapacitados ou que não querem chegar ao ponto de (fazer) bypass gástrico", acrescentou Kaplan, que também é professor adjunto de medicina.

No entanto, serão necessários anos antes que os resultados deste estudo possam ser reproduzidos em humanos, advertiu Turnbaugh.

Esta técnica poderia, algum dia, dar a esperança às pessoas extremamente obesas, ao evitar os riscos e traumas de um bypass gástrico, acrescentou.

Um terço dos americanos adultos é obeso ou sofre de excesso de peso.

O estudo foi publicado na revista científica americana Science Translational Medicine.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)