Ataide de Almeida Jr.

Acessar a internet de qualquer cômodo de casa por meio da rede sem fio já não é tão complicado e caro. Os novos roteadores funcionam, basicamente, no modo plug and play – basta ligá-los ao modem e ao computador e pronto. É dessa forma que o Linksys E900, da Cisco, atua. O design do aparelho é um dos pontos positivos. A superfície lisa, as bordas arrendondadas, a ausência daquelas luzes piscantes (ao ligá-lo) e a falta de antenas externas o deixam mais sóbrio e interessante para ser colocado em cima da mesa. Aliás, não se preocupe com a falta de antenas: as do E900 estão embutidas, mas o que conta mesmo é o alcance do sinal, que nos testes saiu-se muito bem.
O design é importante, mas no caso dos roteadores, a instalação e as configurações devem ser prioridades. O primeiro foi algo simples para o E900. O aparelho vem com um CD, que ajuda a ligar corretamente os cabos entre ele e o modem, e entre o modem e o computador. Em seguida, o trabalho é feito todo pelo Cisco Connect, o software que gerencia a rede.
Por meio desse programa, o usuário configura o nome da conexão Wi-fi, a senha e ainda pode disponibilizar uma rede exclusiva para usuários convidados. Por exemplo, se você deu a alcunha de Casa, o roteador cria o Casa-convidado com limite de pessoas que podem utilizá-lo. Há ainda a ferramenta de controle dos pais, que bloqueia sites impróprios; a possibilidade de ver quais dispositivos estão ligados à rede – assim fica fácil saber se existe um intruso; e limitar o tempo de permanência em determinado site.
No quesito configurações, o E900 tem padrão 802.11N, capaz de aguentar até 300MBps de velocidade – hoje, as operadoras oferecem, para uso doméstico, no máximo 100MBps. Além disso, funciona em frequência de 2.4GHz, que, segundo a empresa, fornece sinal mais confiável para a rede.
No entanto, há ainda controvérsias sobre esse espectro. Alguns especialistas defendem que em uma área com vários roteadores funcionando em 2.4GHz, como em condomínios ou grandes bairros, pode ser prejudicial ao sinal. Além disso, telefones sem fio e até mesmo o controle remoto do portão da garagem têm chances de causar interferências. Talvez por sorte, o E900, que foi testado no quinto andar de um prédio com 20 apartamentos – e várias redes sem fio por perto –, não teve nenhum tipo de erro.

TECNOLOGIA Alcance também não foi problema para o roteador da Cisco. Mesmo com vários empecilhos, como as paredes e os móveis da casa (sim, eles atrapalham o sinal), a rede alcançou todos os cômodos, alguns com distâncias de 20 metros do local onde o aparelho estava localizado, sem titubear. Esse ponto positivo deve-se, em parte, pela antena com tecnologia Multiple-Input Multiple-Output (Mimo), que usa vários transmissores e receptores para transferir mais dados.
Como hoje tudo está conectado à internet, de televisores a videogames, é preciso que os roteadores tenham portas suficientes para ligar todos esses aparelhos. O E900 poderia ter ido além, mas apresentou apenas o mesmo de outras marcas: quatro entradas, sendo que uma geralmente fica por conta do desktop. Claro que seria melhor utilizar todos os dispositivos em conexão sem fio, mas nem sempre eles estão no alcance do sinal, além de a rede sofrer mais oscilações do que quando plugado, prejudicando na hora de ver um filme em streaming, por exemplo. No entanto, mesmo utilizando todos os slots (um para o televisor, um para o Apple TV e outro para o videogame), o aparelho não engasgou e distribuiu a velocidade da rede (no caso, 35MBps) de modo uniforme.
O dispositivo funciona com Windows (XP ou superior) e Mac (OS X Leopard 10.5 ou superior). Para acesso às configurações, é preciso que o navegador tenha versões a partir do Internet Explorer 7, Safari 4 ou Firefox 3.

Na primeira semana de março chega aos mercados europeu e asiático o menor roteador do mundo. O WL-330NUL, da Asus, tem 6,5 centímetros de comprimento e pesa somente 17,5 gramas. Oferece todas as funcionalidades de um roteador comum em um formato compacto. Opera de vários modos, como roteador, rede local, Wi-fi hotspot e ponto de acesso. O roteador permite compartilhar serviços de internet em diversos dispositivos, independentemente da conexão disponível: com fio ou sem fio. Ainda não há data marcada para chegada do produto ao Brasil.
Preço sugerido: US$ 39,99
www.asus.com.br

