(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Tablet Breeze 7 é ideal para iniciantes

Tablet tem preço atrativo, bom desempenho em funções básicas e quantidade razoável de aplicativos. Ponto negativo é o limitado poder de processamento


postado em 24/01/2013 00:12 / atualizado em 24/01/2013 10:57

As faces do Breeze: prancheta eletrônica é bem ergonômica, mas tela tem resposta lenta ao toque(foto: AOC/Divulgação)
As faces do Breeze: prancheta eletrônica é bem ergonômica, mas tela tem resposta lenta ao toque (foto: AOC/Divulgação)
 

O Breeze 7” (MW0711) é uma versão menor, mais barata, prática e ergonômica do modelo de 9” que a AOC lançou no ano passado. Com a adesão ao sistema Android 4, os produtos da empresa passaram a ter interface renovada, mais conteúdo e velocidade – que, mesmo assim, deixa a desejar em alguns momentos. Nos dois primeiros modelos, de 8”, era o Android 2.3.1 Gingerbread que comandava as operações. A atualização do sistema veio acompanhada de outro diferencial: a loja de aplicativos para a linha Breeze, que impulsionou a criação de conteúdo exclusivo.

Ao ligar pela primeira vez o aparelho, pode até não ficar clara essa maior oferta de apps, já que a tela mantém um aspecto limpo, com poucos ícones, como Play Store, Galeria, Câmera, Angry Birds, Fruit Ninja, Media House, iMedia Share e Bubble UPnP (de transmissão de arquivos para outros dispositivos). Mas o usuário logo se depara com a loja da marca, a AOC Apps, que disponibiliza aplicativos de jogos, notícias, filmes e educação gratuitamente. Só vá com calma na hora de baixar, abrir os que já estão instalados e navegar na internet. Uma ou outra página pode ficar processando a informação eternamente ou até mesmo travar no meio do caminho. Melhor trabalhar com cerca de dois downloads por vez e poucas abas. O processador do dispositivo é o ARM Cortex A8 de 1,2 GHz.

O Churrasco Esperto continua sendo uma ferramenta original e divertida. Com ele, é possível planejar toda a festa de domingo: desde a quantidade de carne até o preço final para cada convidado. Outros que chamam a atenção são os transmissores de rádio, pelos quais é possível ouvir a programação de grandes emissoras, os canais de notícias e gerenciadores de arquivos. Alguns apps utilitários, como GPS, agenda, Gtalk e Gmail são nativos. Pelo preço sugerido de R$ 599, o Breeze corresponde às expectativas de quem adquire um tablet pela primeira vez.

FORMATO A tela, de sete polegadas, tem baixa resolução. São apenas 800 x 480 pixels, e ela ainda é lenta na resposta ao toque, o que pode irritar os usuários menos pacientes – ou mal acostumados com a rapidez de outros produtos. Pelo tamanho, menor que os convencionais, esse Breeze é recomendado para quem deseja explorar funções básicas, como acessar a internet, checar e-mails e ler livros. Assistir a filmes ou se aventurar em jogos mais elaborados, só para quem estiver acostumado com as telinhas. Aliás, na hora de abrir um arquivo PDF, opte pelo modo e-book, que tem marcador de página e o zoom não atrapalha tanto a mudança de uma folha para outra.

Grandes destaques do modelo, além do preço, são suas dimensões e o peso. Em comparação com o Rim Playbook, de 425g e 19,4cm x 13cm x 1cm, e o Positivo Ypy, de 458g e 20,32cm x 13,95cm x 1,19cm, ambos de sete polegadas, o Breeze é mais leve e menos robusto: tem 330g e 19,2cm x 12,1cm x 0,99cm (altura x largura x espessura). Dá para pôr na capinha e levar na bolsa ou na mão sem chamar a atenção. Em compensação, basta conferir a resolução da tela do Playbook e do Ypy, 1.024x600 pixels, para comprovar que a AOC ficou para trás nesse quesito. Não espere um show de cores ou brilho.

Como porta de conexão, você terá uma entrada para micro-USB, cartão micro-SD e fone de ouvido. Entre os acessórios que acompanham o aparelho estão uma capa protetora de boa qualidade e o cabo adaptador micro USB/USB; itens que serão bem úteis a curto e longo prazos. O ruim é a ausência de uma entrada para a conexão 3G, que pode desagradar a quem prefere não depender do Wi-fi para acessar a internet. Se for utilizar o áudio, para algum vídeo ou música, recorra a um fone de ouvido, porque o alto-falante emite um som abafado pela parte de trás do aparelho – portanto, não sendo possível nem apoiá-lo em alguma superfície.

E como o tablet não foi criado para substituir a máquina fotográfica, uma câmera traseira não deveria fazer tanta falta. Mas faz. Principalmente porque a webcam, que é a única maneira de tirar fotos com ele, é de péssima qualidade. É  apenas 0,3MP. Se quiser passar o tablet para o modo porta-retrato digital, transfira as imagens de uma máquina ou smartphone com boa resolução por meio do cabo USB. A ferramenta é bem interessante e transforma o dispositivo em um álbum de fotos. Pena que o aplicativo também é lento e uma simples mudança nas configurações, como o tempo de transição, pode parar tudo.

Estão disponíveis, para memória interna, 8GB flash e 1GB RAM. No modelo antecessor da AOC, o Breeze de nove polegadas, a capacidade era o dobro, 16GB. Aqueles que acharem insuficiente podem aproveitar a entrada para cartão de memória de até 32GB. A bateria, que leva duas horas e meia para carregar, dura cerca de cinco horas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)