(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como baixar imagens ISO de Windows 7


postado em 17/01/2013 06:00 / atualizado em 17/01/2013 11:31

Há alguns anos, quando se comprava um micro portátil com Windows instalado, o pacote trazia manuais detalhados, CDs com gerenciadores de dispositivo (drivers) e, o mais importante, um disco de instalação do sistema. A “chave do produto”, comprovação de que a cópia do sistema operacional era legal e usada para ativá-lo, era fornecida juntamente com o manual ou impressa em um adesivo colado na face inferior do micro. Dessa forma, se o disco rígido do micro sofresse um dano que tornasse seu conteúdo inacessível, trocava-se o HD (uma tarefa mais fácil do que parece e que pode ser feita por qualquer usuário com um mínimo de experiência) e se reinstalava o sistema a partir do zero, ativando-o com a chave.

Hoje em dia as coisas mudaram. Alguns portáteis vêm acompanhados apenas do cabo de energia, do carregador e de um folheto com mínimas instruções sobre como ligar e começar a utilizar o micro. Alguns trazem uma “imagem ISO” do CD do sistema operacional em uma partição independente, que contém ainda dados e rotinas para reconstituir o sistema caso seus arquivos venham a ser corrompidos. A ideia é permitir que, em caso de falha, o usuário recupere o sistema a partir desses dados e rotinas. E, se o dano comprometer o acesso a essa partição, pode-se reinstalar o sistema usando um disco que ele mesmo teria gravado previamente a partir da imagem ISO nela fornecida.

Uma imagem ISO é um arquivo que armazena, byte a byte, todo o conteúdo de um disco. Para reconstituir o disco a partir de sua imagem, usa-se um programa (eu sugiro o excelente ImgBurn, gratuito e fácil de usar). Reconstituído o disco de sistema, pode-se usá-lo para reinstalar o SO. Isso feito, basta ativar o sistema com a chave fornecida com o micro. Mas, para isso, naturalmente é necessário dispor do disco de sistema. E, como atualmente ele raramente é fornecido com o micro, recomenda-se reconstituí-lo a partir da imagem contida no disco rígido do micro (quando ela é fornecida, o que nem sempre ocorre) assim que possível. E poucos o fazem. Resultado: em caso de perda do disco rígido, fica-se com um micro sem SO.

A maioria acaba instalando uma cópia pirata, praticando uma ilegalidade. E, no entanto, têm direito a reinstalar o sistema original e ativá-lo com a chave do produto fornecida. Mas, para isso, precisa de uma imagem ISO legal do sistema operacional para reconstituir um CD de sistema a partir dela, reinstalar o sistema com esse disco e ativá-lo com a chave do produto. A questão é: como conseguir uma imagem ISO legal do sistema operacional?

Desde que a Microsoft associou-se à empresa Digital River, a parceira mantém em seus servidores arquivos de imagens ISO das versões mais recentes de Windows 7, que podem ser baixadas, legalmente, por qualquer usuário. É claro que para ativá-las é preciso uma chave de produto legalmente adquirida, mas no caso em tela o usuário dispõe da que foi fornecida com o micro. O único problema é saber que versão de Windows estava instalada no disco rígido perdido para baixar a imagem correspondente. Baixado o arquivo, basta usá-lo para reconstituir o disco de instalação do sistema, instalá-lo e, depois, ativar com a chave do produto fornecida com o micro. Os URLs de onde imagens ISO de cada versão podem ser obtidas são:
Windows 7 Ultimate SP1 x86: https://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59463.iso
Windows 7 Ultimate SP1 x64: https://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59465.iso
Windows 7 Professional SP1 x86: https://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59183.iso
Windows 7 Professional SP1 x64: https://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59186.iso
Windows 7 Home Premium SP1 x86: https://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-58996.iso
Windows 7 Home Premium SP1 x64: https://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-58997.iso
O único problema é que essas imagens ISO são de versões de Windows em inglês. Mas não se aflija, que na próxima coluna veremos como vertê-las para o nosso português.

Pergunte ao Piropo
Como imprimir páginas sem anúncios

Favor explicar como imprimir uma página da internet sem anúncios. Obrigado.

Luiz Torres – Belo Horizonte

Infelizmente, Luiz, uma página da internet é constituída de um conjunto de elementos (texto, elementos gráficos e, nas páginas modernas, regras de formatação) que não são identificados por sua categoria (por exemplo, publicidade). Portanto, não há como definir automaticamente o que é ou não um anúncio para impedir que seja impresso. Porém, se você estiver disposto a ter um pouco de trabalho adicional, pode conseguir uma impressão do conteúdo de uma página da internet de onde foram eliminados os anúncios que, dependendo de seus objetivos, pode resolver seu problema. Basta carregar a página, capturar a imagem da tela ou da janela do navegador, gravá-la em um formato editável (o programa Paint, fornecido com Windows, edita arquivos nos formatos JPG, PNG, GIF e BMP, entre outros) e criar figuras opacas, como retângulos e ovais, sobrepondo-as aos anúncios para ocultá-los antes de imprimir a imagem usando a função de impressão do próprio aplicativo (no caso, o Paint). Em Windows, janelas podem ser capturadas usando o utilitário “Ferramenta de captura”, fornecido com Windows e telas inteiras acionando a tecla PrtScr.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)