(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Proteja seu PC


postado em 22/11/2012 11:00

(foto: Son Salvador)
(foto: Son Salvador)
Esforçando-me um pouco posso entender a existência de usuários que não fazem cópias de segurança regularmente. Nesses vinte e poucos anos em que estão no mercado, os discos rígidos para computadores pessoais aumentaram muito sua confiabilidade e relatos de perda de dados são cada vez mais raros. É fato que, quando ocorrem, a desgraça é a mesma: vão-se os dados e muitas vezes perdem-se documentos irrecuperáveis, como fotos de entes queridos que já não mais estão entre nós e coisas que tais. Portanto, a gravidade do desastre em nada mudou em todos esses anos. Mas mudou a confiabilidade dos discos, o que passa uma falsa sensação de segurança, que por sua vez faz com que usuários sintam que falhas fatais de discos são como certas doenças: só acontecem com os outros. Assim, entendo que exista quem use micro sem criar cópias de segurança – o que não me impede de considerar tal procedimento tão estúpido que beira a insanidade.

O que não consigo entender, por mais que me esforce, é que exista gente que use seu computador sem qualquer proteção contra vírus e outros programas mal-intencionados. Particularmente se forem usuários de Windows, o sistema operacional que, por ser o mais popular, é o alvo preferido dos mequetrefes desenvolvedores dessas pragas. E se você considerar que, assim que percebe que a máquina não está protegida, seja porque não foi instalado um programa que a proteja, seja porque as definições de segurança do programa instalado não estão atualizados, o próprio Windows avisa com um alerta na Área de notificação do Sistema (o trecho da extremidade direita da Barra de ferramentas) não há qualquer desculpa para não instalar proteção. Nem mesmo razões econômicas.

Isso porque a comparação do custo de um bom pacote de proteção com o benefício que ele propicia protegendo a máquina é sempre compensadora. Ainda mais quando o pacote é gratuito. E se você não confia em versões gratuitas de programas pagos, sempre pode apelar para uma solução, também gratuita, de muito boa qualidade: o pacote de proteção Microsoft Security Essentials, desenvolvido pela própria MS, capaz de se integrar ao sistema operacional e disponível a custo zero na página “Proteja seu computador” do próprio sítio da empresa em https://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/security-essentials-download.

O pacote consta de um conjunto de programas que, depois de instalados, se escondem nas entranhas da máquina e permanecem rodando em segundo plano durante todo o tempo em que o micro está ligado. Rodam silenciosamente, somente se manifestando quando encontram uma ameaça, e protegem a máquina não apenas contra vírus, mas também contra outros tipos de programas mal-intencionados, como programas espiões e cavalos de troia. E como o pacote foi desenvolvido pela própria MS para rodar em Windows, seus programas integram-se perfeitamente ao sistema operacional, consumindo o mínimo indispensável dos recursos da máquina e sem interferir com as tarefas que rodam em primeiro plano.

Para obtê-lo, basta entrar na página cujo endereço foi fornecido acima, clicar no botão “Download” e confirmar que deseja salvar o arquivo “mseinstall.exe” de pouco menos de 13MB. Depois da transferência do arquivo, basta executá-lo para que a instalação seja feita.

Terminada a instalação, o próprio programa iniciará a atualização das definições de vírus e programas mal-intencionados e, ao findar, solicitará permissão para fazer uma varredura na máquina. Aceite. Depois, é só configurar o pacote para fornecer proteção máxima e efetuar atualizações automaticamente. E esquecer. A partir de então, de quando em vez, faça uma varredura completa por sua conta, por segurança. E considere sua máquina protegida. É de graça, é simples e não dá trabalho. Agora, diga-me lá: há alguma justificativa para não usar?


PERGUNTE AO PIROPO
“Esta conexão não é confiável”

Durante a navegação por determinados sites na internet, aparece uma mensagem de alerta informando que "Esta conexão não é confiável" e mencionando certo certificado. Do que se trata? Por que isso ocorre? Como proceder nessa situação?

Daniel Prato da Silva – Ouro Preto/MG

Essa mensagem de erro surge ao se tentar estabelecer uma conexão segura e o programa navegador não encontra o certificado digital correspondente. Explicando: para garantir que os dados estão efetivamente sendo enviados ao sítio desejado e evitar que sejam interceptados por terceiros, criou-se um protocolo seguro denominado htpps ao qual foram agregadas funções adicionais de segurança, como a criptografia dos dados trocados, e um certificado digital, emitido por uma autoridade certificadora, garantindo que aquele sítio é mesmo o que informa ser (uma das formas de roubar dados é fazer com que você os envie para um site que se faz passar pelo que não é). O problema é que nem sempre os sítios se certificam. Por exemplo: eu recebo essa mensagem toda vez que tento uma conexão com o gerenciador de meu dispositivo de armazenamento em rede ou com o painel de gerenciamento de alguns sites que administro (que não têm nem precisam ter certificados. Então, como agir quando a mensagem aparece? Com bom senso. Se a conexão for com banco, comércio eletrônico ou similar, fuja dela. Se for com um sítio que você conhece e sabe que é seguro, clique em “Entendo os riscos” e prossiga. E se estiver em dúvida e a conexão não for essencial, evite-a.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)