(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Programas para criação de arquivos ISO


postado em 09/08/2012 08:50

(foto: reprodução/internet)
(foto: reprodução/internet)

Os netbooks não têm, em sua maioria, uma unidade de CD ou DVD. A execução de um disco de vídeo ou de música a partir da unidade de disco de um micro sempre implica desgaste natural do mecanismo. A manipulação de discos sempre aumenta a chance de arranhar ou danificar a mídia.


Pois bem, essas três situações podem ser resolvidas se você utilizar um arquivo de imagem do disco. Alguns programas criam um arquivo digital, que apresenta a extensão .ISO e que é uma cópia literal do conteúdo do CD ou DVD. Esse arquivo, chamado de arquivo de imagem, pode ser usado como matriz para se gravar um outro disco ou, então, ser diretamente reproduzido por um outro tipo de programa diretamente a partir do disco rígido.


Dessa forma, você pode criar imagens dos seus DVDs ou CDs e copiá-las para o disco rígido do seu netbook ou HD externo. A partir daí, pode usar um programa que permite a execução e acesso aos dados da imagem. Executar um DVD a partir de uma imagem é mais rápido do que a partir do próprio disco, pois não existe a limitação mecânica da velocidade do mecanismo do drive.
Um bom programa para criação de arquivos de imagem ISO é o ImgBurn disponível em https://bit.ly/q62DEV. Ele permite criar uma imagem a partir de um disco, gravar um disco a partir de uma imagem, criar imagens a partir de pastas e arquivos, além de verificar a qualidade de um disco.


Muito bem, uma vez com o arquivo .ISO criado, você precisará de outro programa, também gratuito, que fará o papel de um drive para o arquivo .ISO. Uma boa opção é o Daemon Tools Lite, disponível em https://bit.ly/dvL3nW.


Esse programa permite que você associe um arquivo de imagem a uma letra de drive. Por exemplo, um arquivo que contenha a imagem de um DVD será associado à letra J:. A partir do momento da associação, a nova letra de drive aparece no meu computador e pode ser manipulada como se fosse um drive físico.


Com esses dois programas, você poderá transferir toda a sua biblioteca de CDs, de jogos ou DVDs preferidos para um disco rígido e, além de ter uma cópia de segurança dos mesmos, poderá executá-los de uma forma muito mais rápida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)