(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Ciência recomenda conter explosão demográfica e consumismo para salvar a Terra


postado em 14/06/2012 17:07

PARIS - Academias de ciência de todo o mundo fizeram um alerta aos tomadores de decisão que participam da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20): a Terra corre perigo e as principais ameaças são a explosão demográfica e o consumo desenfreado.

O alerta foi dado por 105 academias de ciências às vésperas da reunião de cúpula que reunirá mais de uma centena de chefes de Estado e governo no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho, quando líderes mundiais debaterão formas de enfrentar a deterioração da saúde do planeta.

Entre os signatários estão cientistas de respeitadas academias científicas de América do Norte, Europa e Ásia.

"Juntos, o ascendente crescimento populacional e o consumo insustentável são dois dos maiores desafios que o mundo enfrenta", destacaram, em um comunicado conjunto.

"Os padrões atuais de consumo, especialmente em países ricos, estão corroendo o capital natural em taxas que comprometem severamente os interesses das futuras gerações", acrescentaram.

Espera-se que a população da Terra triplique até 2050 em comparação com o século anterior.

O número de habitantes do planeta, que era de 3 bilhões em 1950, chegou a 7 bilhões em 2011 e deverá alcançar 9,5 bilhões em 2050, um crescimento que ocorrerá especialmente nos países mais pobres, segundo estimativas da ONU.

"O rápido crescimento populacional pode ser um obstáculo para melhorar o padrão de vida dos países pobres, eliminar a pobreza e reduzir a desigualdade de gênero", destacou o comunicado conjunto.

O documento enfatizou a necessidade de ajudar milhões a saírem da pobreza, de quebrar a tendência de consumo irresponsável e de responder ao crescimento populacional por meios voluntários, tais como educação para mulheres e acesso à contracepção.

"Se as condições certas estiverem no lugar, medidas que reduzam as taxas de fertilidade e respeitem os direitos humanos podem estimular e facilitar o desenvolvimento econômico, melhorar os padrões de vida e saúde, e aumentar a estabilidade e a segurança política e social", destacou.

São aguardados 50 mil ativistas, empresários e líderes de governo e membros da sociedade civil organizada na Rio+20, conferência que marca o 20º aniversário da Cúpula da Terra, encontro que pôs o meio ambiente na agenda política mundial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)