(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Achadas em Papua Nova Guiné as menores rãs do mundo


postado em 12/01/2012 10:10 / atualizado em 12/01/2012 10:27

Exemplar da Paedophryne amanuensis mede 7 milímetros(foto: AFP PHOTO / Louisiana State University / CHRISTOPHER AUSTIN)
Exemplar da Paedophryne amanuensis mede 7 milímetros (foto: AFP PHOTO / Louisiana State University / CHRISTOPHER AUSTIN)
 

WASHINGTON - Com coaxar apenas mais forte do que o zumbido de um inseto, as menores rãs já descobertas têm tamanho inferior ao de uma moeda e saltam sobre o solo da selva tropical da ilha de Papua Nova Guiné, informaram cientistas americanos nesta quarta-feira.

Estes anfíbios com nomes compridos - como 'Paedophryne amauensis' e 'Swiftorum paedophryne' - não são só as menores rãs conhecidas pelo homem, também se acredita que sejam os menores vertebrados da Terra, segundo relatório publicado na revista científica PLoS ONE.

A pequena rã terrestre 'Paedophryne amauensis' chega a 7,7 milímetros. O outro tipo recém-descoberto, 'Paedophryne swiftorum', mede pouco mais de oito milímetros.

Até agora, o vertebrado considerado o menor do mundo era um peixe transparente indonésio, com nome científico de "Paedocypris progenetica", com média de oito milímetros.

O maior vertebrado é a baleia azul, com 25,8 metros.

"Foi partciularmente difícil localizar a 'Paedophryne amauensis', devido ao seu pequeno tamanho e ao chamado para acasalamento semelhante ao dos insetos, lançado pelos machos", explicou o cientista Chris Austin, da Universidade Estatal, que os descobriu. "Mas foi uma grande descoberta", acrescentou.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)