(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Sociedade conectada

Mesmo com o título de campeã nacional, capital mineira ainda está longe da plena digitalização. Integração de serviços e investimento em mobilidade apontam evolução


postado em 17/11/2011 10:00

Trocar seis por meia dúzia. A expressão popular encaixa-se perfeitamente no uso dos termos inteligente ou digital, quando se trata de municípios e seus projetos de integração para otimizar a prestação de serviços, tanto públicos quanto privados. Se, segundo estatísticas internacionais do Intelligent Community Forum (ICF), Belo Horizonte ficou fora do ranking de cidades inteligentes no Brasil, o mesmo não acontece quando o levantamento é feito pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs), apresentou um índice das cidades brasileiras mais digitais em junho. A capital mineira ficou em primeiro lugar, deixando outras como Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) para trás.

Segundo Graziella Bonadia, pesquisadora do CPqD, a capital mineira conseguiu boas pontuações em todas as nove categorias analisadas (veja insert abaixo) por isso o resultado. O aspecto que mais pesa para a seleção é justamente a integração entre as áreas da administração pública e também particulares. Mas o que seria, na prática, essa união entre os setores?

Um exemplo é o chamado governo eletrônico. Na cidade mineira é possível conseguir diversos dados pelo site oficial. Saber a nota do filho matriculado na rede de ensino municipal ou verificar o andamento da reclamação do buraco da rua são algumas das informações que podem ser consultadas no portal. Pela central de atendimento 156 também são oferecidos, pelo menos, 22 disques de demandas da população: de poda de árvore a informações sobre turismo. Desse modo, há uma centralização do canal de relacionamento com a prefeitura. Diariamente são recebidas cerca de 9 mil ligações. O governo eletrônico também integra o Cadastro Sincronizado Nacional de Pessoa Jurídica a outros sistemas da esfera estadual, como a Secretaria Estadual da Fazenda e a Junta Comercial. Assim, o próprio município faz as manutenções necessárias nas inscrições e repassa aos órgãos responsáveis.

Apesar de estar no topo da pesquisa é preciso ressaltar que Belo Horizonte está longe de alcançar o nível pleno de digitalização: a cidade ainda está no nível três (leia quadro), dos seis existentes. O pior desempenho se deu no acesso digital à população. Bonadia explica que o índice de pontos de acesso público à internet não é ruim, mas deveria ser bem maior devido ao tamanho da população. “Uma regra básica de estimativa é que cada telecentro atende até 500 pessoas. É preciso atender, pelo menos, 50% dos habitantes. Pode ser em lan houses, não precisa, necessariamente, ser sempre gratuito”, explica a pesquisadora.

Para ela, quanto mais serviços públicos e privados no ambiente virtual, melhor. “O cidadão poder retirar o documento na internet e acessar isso de uma forma compreensível e com autonomia é o ideal”, considera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)