(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Restaurando os ajustes do BIOS


postado em 20/10/2011 12:53



Há usuários que passam anos desfrutando as delícias de usar seu computador sem jamais ter encarado a chamada “tela de setup” ou “tela do BIOS”. Já outros vivem fuçando nela, procurando mexer em algum ajuste que melhore o desempenho. E tanto mexem que por vezes aprontam tal lambança que a máquina se recusa peremptoriamente a inicializar-se.

A “tela de setup” de sua máquina muito provavelmente tem o aspecto da mostrada na figura. E se não for igual, certamente será parecida. Em geral, o acesso a ela é obtido premindo a tecla “Del” ou a tecla de função F2 no início do procedimento de partida. Ao fazê-lo, a inicialização é interrompida e a “tela de setup” é exibida com todas as suas entradas prontas para o ajuste.

Em geral, o perigo mora na entrada “Advanced BIOS features”, ou propriedades avançadas do BIOS (BIOS são as iniciais de Basic Input Output System, ou sistema básico de entrada e saída, um conjunto de rotinas de programação fornecidas com a própria placa-mãe e responsáveis por sua comunicação com os dispositivos de entrada e saída). Há algumas que, se seus valores forem alterados indevidamente, podem levar a máquina a situações extremas, casos nos quais ela não consegue nem mesmo carregar novamente a “tela de setup” para que se possa reajustá-los dentro da faixa normal de operação. Coisa que costuma levar os responsáveis pela cangancha à beira do desespero pela aparente impossibilidade de desfazê-la.

Outra situação igualmente desesperadora ocorre quando o usuário, justamente com receio de que alguém altere o ajuste de seus parâmetros de “setup” para valores indesejados, recorre à entrada “BIOS setting password” e cria uma senha para permitir a entrada no setup. Com isso, ao apertar “Del” ou “F2” tudo o que se consegue é carregar uma tela que solicita a senha. Mas cuidado com ela: se for esquecida, não há como entrar na “tela de setup” nem com reza forte.

Mas não se desespere que para tudo há remédio. O problema é que tanto em um caso quanto no outro – ou seja, tanto no caso da máquina se recusar a dar a partida por um ajuste indevido de um dos parâmetros do BIOS quanto no caso de se haver introduzido uma senha para acesso ao “setup” da qual já não mais lembramos –, o remédio é radical: implica o chamado “reset” do BIOS, ou seja, a alteração de todos os parâmetros para seus valores originais de fábrica. Isso quer dizer que, caso você tenha que apelar para ele, vai ter que refazer os ajustes e reintroduzir quaisquer alterações que porventura tenham sido feitas para que a máquina volte a funcionar nos conformes. Mas isso sempre é melhor que ficar sem ela ou não ter mais acesso a seus parâmetros. Então, vamos a ele. Ou melhor, a eles, pois há duas formas de resolver o problema. Mas tanto em um caso quanto em outro você precisará pôr a mão na massa: abrir o gabinete da máquina para ter acesso direto aos componentes da placa-mãe.

O primeiro caso é o mais simples, mas você precisará do manual da placa. Toda placa-mãe de boa qualidade é fornecida com ele, e mesmo que você já não saiba mais onde foi parar o seu provavelmente o encontrará na internet entrando com o modelo da placa (que geralmente vem estampado nela mesma). Conseguido o manual, procure localizar o “jumper” (uma pequena peça que conecta eletricamente dois pinos metálicos) responsável pelo “reset” da placa. Localize-o na própria placa, conecte-o aos terminais indicados, deixe-o lá por um par de minutos e remova-o. É o que basta para que seu BIOS seja “resetado”, ou seja, assuma os valores da configuração original de fábrica. Mas se você não encontrou o manual e não sabe onde está o “jumper”, não se aflija. Só vai precisar de um pouco mais de paciência. Desligue sua máquina, abra o gabinete, localize a bateria que alimenta os circuitos da placa-mãe durante a partida (uma peça circular mais ou menos do tamanho e formato de uma moeda de um real), remova-a da placa, espere algumas horas e a reinsira em sua câmara com cuidado para não inverter sua posição. Isso geralmente é o que basta para resetar os ajustes do BIOS.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)