(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Enquanto não inventam o teletransporte... o Skype é companheiro de toda hora

Programa é fácil de instalar e usar


postado em 06/10/2011 11:16 / atualizado em 06/10/2011 12:09

Viviane Ramos começou ensinar inglês pela internet depois de perceber uma demanda crescente de alunos com pouca disponibilidade de tempo e com espaço mínimo de agenda(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Viviane Ramos começou ensinar inglês pela internet depois de perceber uma demanda crescente de alunos com pouca disponibilidade de tempo e com espaço mínimo de agenda (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Ok, você deve estar pensando: “Se um dia eu for morar fora, vou usar o Skype”. Engana-se, porém, quem pensa que ele é um bom software só para quem está viajando ou vivendo no exterior. Quem vive em uma grande cidade, com um “ótimo” trânsito, como Belo Horizonte, ou quem quer aprender um novo idioma tem muito a ganhar com outros tipos de uso da ferramenta. O professor de comunicação Hely Costa Jr., de 32 anos, utiliza o programa para receber as aulas particulares de inglês e, de quebra, fugir do trânsito. “Tem dia que está super-corrido. Até chegar à minha professora, na Pampulha, eu gastaria um bom tempo só no deslocamento”, conta.

Professora de inglês há 10 anos e mestre em educação, Viviane Ramos conta que começou com as aulas virtuais – inclusive a de Hely – justamente porque percebeu uma demanda crescente de pessoas com pouca disponibilidade de agenda. “O tempo no trânsito é um tempo perdido, que as aulas por Skype solucionam. O aluno pode fazer aula na hora do almoço, direto do trabalho, em outra cidade ou estado”, explica.

Vantagens
Mas o tempo economizado no trânsito é só um dos benefícios. Do ponto de vista pedagógico, a aula virtual também traz vantagens. “O tempo todo podemos usar recursos disponíveis na internet, como YouTube, Wikipédia e o Google. Tudo para enriquecer o aprendizado”, revela Viviane Ramos. Além disso, o treino da escrita pode ser reforçado com a utilização do chat, já que em vez de escrever em um quadro ela digita tudo e envia para o aluno, no mesmo momento, criando um registro do que foi estudado.

Para quem tem cisma se funciona, ela ressalta: “Tudo que é novo gera desconfiança, principalmente nos mineiros. Vai demorar ainda um pouco mais para pegar, mas já sinto uma maior abertura das pessoas às aulas virtuais”, opina, acrescentando que a sensação é a mesma de lecionar pessoalmente. “Eu vejo o aluno e ele me vê. Pronúncia, dicção, aqueles momentos em que é necessário treinar a língua para alcançar determinados fonemas, tudo isso é possível com o vídeo”, afirma.

Skype empresarial  
Os programas que funcionam com a técnica de voz sobre IP são econômicos para a pessoa física e também para pessoas jurídicas. É o que afirma Rômulo Abdalla, gerente de marketing da Planetfone, empresa mineira especializada em internet e telefonia. “Hoje em dia, para o mundo empresarial, o Skype é limitado, pois só uma pessoa pode fazer ligação”, afirma. A solução continua sendo o antigo PABX, só que mais modernizado.

“Hoje, a empresa pode substituir o PABX antigo por um computador, que vai gerenciar toda a sua telefonia. Todos os ramais podem, assim, ser sobre IP”, afirma. Imagine uma empresa que tem sede em Belo Horizonte e filiais em São Paulo, Contagem e Uberlândia. “No lugar das ligações convencionais, ela pode utilizar a internet e obter redução nos custos de até 60%”, completa. (Colaborou Anderson Rocha)

Professor de comunicação, Hely Costa é um dos adeptos da forma de aprender um novo idioma: %u201CTem dia que só para chegar na casa da minha professora gastaria um bom tempo me deslocando%u201D, afirma(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press)
Professor de comunicação, Hely Costa é um dos adeptos da forma de aprender um novo idioma: %u201CTem dia que só para chegar na casa da minha professora gastaria um bom tempo me deslocando%u201D, afirma (foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press)
Terapias virtuais

Até análise já se faz via Skype. Nos Estados Unidos, a Web Therapy, série de televisão on-line disponível no YouTube, propõe um tipo bem inusitado de terapia: os 50 minutos tradicionais de sessão são encurtados para três, de forma que o paciente é incentivado a falar somente o que é relevante. Tudo via internet, pela webcam. A terapeuta Fiona (Lisa Kudrow, do seriado Friends) não é boa ouvinte e faz julgamentos dos casos. Ou seja: um fracasso do ponto de vista psicológico e um sucesso para dar boas risadas.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou, em 2005, o atendimento psicológico via computador. Segundo a Resolução nº12/05, a análise via web é proibida, pois não há estudos conclusivos sobre benefícios ou riscos ao paciente em um atendimento psicoterapêutico mediado por computador. Porém, há dois tipos de exceção. A primeira se dá para fins acadêmicos. “Um psicólogo pode fazer atendimentos por computador, desde que seja para fins acadêmicos. Nesse caso, não pode cobrar por elas e deve, antes de tudo, conseguir um protocolo de liberação no comitê de ética da faculdade de psicologia”, explica Jaider de Souza Lima, psicólogo e técnico de orientação e fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

Segundo ele, a outra exceção para o uso da web é para orientações profissionais e afetivo-sexuais (que são pontuais e não configuram terapia), que podem ser feitas on-line. Mas, cá entre nós, em tempos em que a tecnologia modifica rapidamente as formas de comunicação entre as pessoas, talvez em breve possamos assistir ao nascimento do divã virtual no Brasil. O assunto é sério. E aí, você teria coragem de contar suas dúvidas, anseios e expectativas para um conjunto de mouse, teclado e LCD?

Como ter o seu
Gostou do Skype? Ficou a fim de conhecer mais? Independentemente da idade ou da finalidade, a  boa dica da informática é fuçar: fazer como a Dona Leda, de 73 anos, que na cara e coragem, sem nunca ter sabido usar computador, instalou o programa e foi tentando, tentando... até aprender. É fácil, não tem segredo e é de graça. Então... vamos lá?

Equipamento
>> Para começar, é necessário ter um computador e uma conexão à internet. O programa recomenda uma configuração mínima com processadores Pentium III (ou M), Celeron, Athlon ou Duron, com 1GHz e 256MB de memória RAM, sistemas operacionais Windows, Mac ou Linux e, nos telefones, em Android, Symbian, além do tablet iPad e do iPhone.
>> A webcam, as caixas acústicas (ou fone de ouvido) e o microfone são necessários para a comunicação multimídia. Um headset (conjunto de fone de ouvido e microfone acoplado) é indicado.

Download e registro
>> É necessário fazer o download (gratuito) do programa, direto no site www.skype.com/, no menu Obter o Skype.
>> Após instalado no computador (ou em portáteis), você irá precisar se registrar ao serviço para ter a sua conta. Seu login poderá ser seu nome e sobrenome, se eles estiverem disponíveis.
>> Pronto. Já é possível abrir o Skype e perceber que ele tem uma interface semelhante ao MSN, por exemplo. O programa segue os conceitos dos comunicadores, com as opções de adicionar ou remover pessoas, mudar status (on-line, off-line, ausente etc.), organizar listas pessoais, trocar arquivos e fazer videoconferências. Para os novatos na área não há muita dificuldade, já que o programa está em português e tem legendas para cada um dos botões de funções.

Adicionar e ligar
>> Com o Skype aberto, é só adicionar pessoas para poder fazer ligações gratuitas. Para adicionar alguém é necessário ter o nome completo, nome de login ou endereço de e-mail da pessoa. Em seguida, você deverá clicar em “Ferramentas” e selecionar a opção “Adicionar um contato”. O programa irá abrir um janela nova, onde você irá digitar o nome do contato.
>> Você pode também adicionar pessoas novas, desconhecidas, a partir de um idioma ou país de origem comum;
>> Por fim, é só ligar para a pessoa adicionada. Para isso, você deverá clicar sobre o contato e, em seguida, sobre o telefone, na parte de baixo do programa. Com a quinta edição do Skype, é possível ainda adicionar outras pessoas à chamada atual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)