(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nova timeline do Facebook é legal, mas assusta

A rede social se transformou num diário infinito da sua vida


postado em 29/09/2011 11:36 / atualizado em 29/09/2011 14:09

Gota a gota, a rede de Zuckerberg foi contando, nas últimas semanas, seus novos recursos: lista de amigos aperfeiçoados, botão para assinar conteúdos, resumo das últimas fofocas... Até que veio o gran finale: a timeline. A ferramenta traz – inteirinha – a história de sua vida on-line no site. Sim, é preciso se preocupar com aqueles comentários sem noção de 2006 ou com aquelas fotos estranhas das quais você nem se lembrava mais. É possível recuperar postagens dos amigos desde o dia do seu nascimento. Entre as mudanças no leiaute, há uma foto grande, chamada de cover, como uma espécie de imagem de boas-vindas. Duas colunas, divididas pela linha do tempo, completam a novidade. Os lugares onde passou, os comentários que fez, os eventos de que participou, o que curtiu e quantas vezes: tudo está no seu perfil, numa espécie de página infinita. Outro conceito importante dessa reformulação são os aplicativos. “Descubra o que seus amigos estão cozinhando, lendo, ouvindo, vendo”, avisa a empresa, que fechou parcerias com Netflix, Nike e Kobo para que as ações sejam registradas no perfil do usuário. Ao testar a Timeline você se dá conta do quanto sua vida está imersa no mundo virtual. Dá até medo! Em breve, o recurso estará disponível para todos. Para os mais ansiosos, é possível experimentar a novidade por um meio paliativo (veja quadro). Pelo menos, até que a empresa resolva impedir...

https://www.facebook.com/about/timeline


Eles testaram... Será que aprovaram?

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Reinvenção
“Acredito que o Facebook se reinventou com a nova timeline. Pesquisas apontaram que as pessoas começaram a perder o interesse por redes sociais. Com o novo recurso, o Facebook conseguiu despertar novamente interesse e curiosidade em seus usuários com uma nova forma de navegação em uma rede social. Com essa timeline, podemos enxergar o que foi feito ao longo do tempo com maior facilidade e nos lembrar de momentos importantes de nossa vida, como fazemos com um álbum de fotos. Agora, podemos construir nossa vida toda em uma rede social, saber o que fizemos e quando fizemos de forma simples. Com apenas alguns cliques, vamos para onde quisermos e na época em que quisermos. Achei fantástico!” - Rodrigo Nascimento, fundador da BuscarSEO.



(foto: Arquivo pessoal )
(foto: Arquivo pessoal )
Familiarização

“As redes sociais estão sempre se transformando. Foi assim com o Orkut, o Twitter, e agora o Facebook também resolveu se renovar, adotando uma nova timeline. Um dia antes de ter as mudanças efetivadas no meu perfil, recebi um e-mail da equipe do Facebook relatando as alterações. Não dei muita atenção até a manhã seguinte, quando fiz login na minha conta e fiquei assustado. Além de todas as pequenas transformações, com as quais ainda estou me familiarizando, havia uma série de posts dos meus amigos na primeira página comentando negativamente sobre suas experiências. Parece que boa parte dos usuários ficou em estado de choque. Foi como se, da noite para o dia, uma cidade inteira tivesse suas casas e prédios pintados, suas ruas reconstruídas e, então, seus moradores precisassem se acostumar a tudo isso. Apesar do susto e dos comentários, sabemos que a medida adotada pelo Facebook foi inteligente, estratégica e não veio totalmente como surpresa. Há pouco tempo a rede social já havia introduzido uma ferramenta, permitindo aos usuários adicionarem à postagem o local de onde escrevem, algo popularizado pelo Foursquare. Agora, as novidades remetem ao Twitter, pela caixa de atualizações e o formato da timeline e ao Google + com o círculo de amizades. Acredito que será apenas uma questão de tempo até que consigamos nos adaptar às mudanças na rede. Assim como também conseguimos absorver o novo Twitter.” - Admilson Veloso, jornalista.

(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)
Aceitação

“Estranheza. Essa é a primeira sensação que você tem quando entra pela primeira vez na nova página inicial do Facebook. Mudanças nem sempre são bem-vindas para usuários já habituados e viciados na interface de uma rede social. Porém, depois do susto inicial e a natural resistência ao novo, segue a análise e a descoberta de cada nova área. Particularmente, gostei muito das novidades, pois agora é possível acompanhar e visualizar de maneira mais fácil e objetiva toda a sua trajetória na rede social. Se você é habituado a compartilhar tudo de sua vida, seja trabalho, passeios e viagens, seus amigos farão mais do que um acesso ao seu perfil: entrarão em contato com sua história, sua biografia. Em uma das áreas, seja um visitante de seu perfil ou mesmo você a título de curiosidade ou resgate de informações, é possível visualizar a quantidade de posts que você já curtiu, quantas assinaturas você tem e o número de notas que já postou. Ao clicar nessas estatísticas, você terá acesso a todo o conteúdo separadamente, o que é muito interessante para o compartilhamento e o conhecimento sobre alguém. As mudanças também contribuíram para uma apresentação mais completa de si mesmo no âmbito social e profissional, uma vez que você está mostrando sua vida, seus costumes, seus gostos e claro, seu dia a dia.” - Marcelo Bigão, publicitário e sócio-diretor da Cafélaranja Comunicação.

(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)
Reprovação

“A primeira informação não foi de medo, mas de perda de organização, mesmo estando exibido de forma temporal. Acredito que com o tempo tudo que é novo a gente acaba acostumando. Duas coisas que me fizeram reprovar a novidade foi a questão da mutação de pensamento do seu intelecto com o tempo. Coisas de 2006 eu jamais falaria hoje e elas estarão expostas no meu perfil. Passei por transformações e posts antigos podem ser visualizados por um novo ciclo de relacionamento, que pode julgar a pessoa por isso. O outro lado da moeda é a periculosidade. Se você tem a história da sua vida na rede, pode fornecer atributos a pessoas mal-intencionadas para golpes financeiros ou até algum atentado contra sua vida. Você fica amedrontado com os dados que esse recurso pode fornecer publicamente. Tudo bem que existem formas de colocar o perfil privado, mas eles podem invadir uma conta fraca em segurança de um dos meus amigos e chegar a mim.” - Sérgio Leão, publicitário

Jeitinho brasileiro
Por enquanto, o recurso não está disponível para o público em geral, somente para desenvolvedores dos Estados Unidos. Por isso, o Informátic@ resolveu dar uma colher de chá e explicar a você, passo a passo, como obter a sua nova timeline.

1 - Abra seu perfil no Facebook, vá em configurações de conta, idioma, e mude para inglês. Salve as alterações.(veja na imagem abaixo)
(foto: Facebook/Reprodução de Internet)
(foto: Facebook/Reprodução de Internet)


2 - Acesse a página de desenvolvedores. Na caixa de busca, digite developer. Na página de desenvolvedores você irá simular a criação de um novo aplicativo, clicando em "+Create new app". Invente um nome qualquer, aceite os termos para uso da ferramenta e na próxima janela ponha as letras para verificação. Quem ainda não tem registro de desenvolvedor terá que ativá-lo repassando um número de celular. Clique em “mobile phone” no aviso que irá aparecer. Atenção, no Brasil, somente as operadoras TIM, Claro e Nextel são habilitadas para o serviço. Não esqueça de pôr também o DDD. Você receberá um SMS com o código para prosseguir na operação. Confirme-o e sua conta estará autenticada.(veja na imagem abaixo)
(foto: Facebook/Reprodução de Internet)
(foto: Facebook/Reprodução de Internet)


(foto: Facebook/Reprodução de Internet)
(foto: Facebook/Reprodução de Internet)
3 - Voltando à área de desenvolvedores, você continuará o procedimento padrão. Uma tela com o seu novo "aplicativo" será aberta. Vá em Open Graph, na coluna à esquerda. Na nova página, o usuário determina o que os amigos poderão fazer na sua timeline, como assistir a vídeos, ver seu perfil. Nas próximas páginas não é preciso configurar praticamente nada. Clique em "Save changes on next" para todas as abas que abrirem até a última. Nela, mude o leiaut para opção "Item" e em "Caption" invente um nome para o app. Salve.


(foto: Facebook/Reprodução de Internet)
(foto: Facebook/Reprodução de Internet)
4 - Volte ao seu perfil. Baste digitar o site do Facebook na barra de endereços. Nele irá aparecer uma caixa para você experimentar o novo serviço. Há, inclusive, um vídeo tutorial sobre cada recurso. Clique em “Get in now” para experimentar a sua timeline. Não é mais uma coluna, são duas colunas com a linha do tempo da suas atualizações entre elas. Um pontinho estabelece sua última ação na rede social. Faça um "Start tour" para descobrir o que há de novo. E mãos à obra, há muito o que desvendar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)