
Pois, comprovando mais uma vez a imperscrutabilidade da natureza humana, ele retrucou que não, obrigado. Agora que sabia não ser um defeito, preferia continuar com ele. O fato é que tantas vezes o “defeito” há de ter sido alegado, que a Microsoft decidiu alterar o comportamento do recurso. Agora, você tem a chance de, clicando com o botão direito no local, manter marcada ou desmarcada a opção “Espiar a área de trabalho”. Com ela marcada, o comportamento é o padrão: basta pousar o ponteiro do mouse sobre o botão para fazer desaparecer as janelas e basta tirá-lo de lá para que reapareçam. Desmarcada, é necessário clicar com o botão direito tanto para ocultá-las quando para voltar a exibi-las. Escolha se modo preferido e bom proveito.
Já a técnica tem a ver com o uso do desfragmentador de discos do próprio Windows, que por sinal é excelente. A maioria das pessoas se acostumou a usá-lo recorrendo ao seguinte caminho: “Botão Iniciar >> Todos os programas >> Acessórios >> Ferramentas do sistema >> Desfragmentador de disco”, que abre a janela correspondente, oferecendo acesso a quase todos os recursos do desfragmentador. Mas para quem usa mais de um disco rígido, deseja desfragmentar todos e quer que isso seja feito simultaneamente, a única forma que conheço é rodar o programa via linha de comando. O que não deve assustar ninguém, pois, afinal, basta entrar com o comando correto. O macete é invocar o “Prompt de comando” com privilégios de administrador. Se não estiver registrado (logado) como tal, faça assim: abra Menu Iniciar >> Todos os programas >> Acessórios e use o botão direito do mouse para clicar em “Prompt de comando”, escolhendo a opção “Executar como administrador” e entrando com a senha quando solicitado.
Para saber todos os parâmetros que podem ser usados com o programa desfragmentador, entre apenas com “defrag” (porém sem aspas) na linha de comando e tecle Enter. Repare nas opções. Muitas delas, como “/A – Executa a análise nos volumes especificados” podem ser executadas também da janela do programa. Mas a desfragmentação em paralelo (simultânea) de todos os discos só está disponível via linha de comando. Vamos supor que você tenha três discos, “C:”, “D:” e “E:” e que um deles, o “D:”, seja do tipo estado sólido, que não se deve desfragmentar. E você deseja desfragmentar simultaneamente os dois restantes. Basta então digitar na linha de comando “defrag C: E: /M” (respeitando os espaços e sem as aspas) e teclar Enter. E sempre é bom lembrar: já que vai desfragmentar discos, abstenha-se de usar o micro durante o procedimento. Feche todos os programas, inclusive, se possível, os da “Área de notificação”.
