(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Programa Ciência sem Fronteiras oferece 2 mil bolsas para graduação no exterior


postado em 15/08/2011 17:15 / atualizado em 15/08/2011 18:44

A primeira cota de bolsas para graduação na modalidade sanduíche, em que apenas parte do curso é feito no exterior, vai ser oferecida nesta terça-feira, pelo programa Ciência sem Fronteiras. O anúncio foi feito em solenidade com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.

Com o objetivo de fomentar a expansão e internacionalização dos estudos da ciência e tecnologia, o programa lançado pelo governo federal em julho deste ano, vai oferecer duas mil bolsas, parte de um total de 3890 bolsas propostas para o ano de 2011.

A primeira oferta é destinada às mais de 250 Universidades e Institutos Federais de Educação Tecnológica que participam dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

A seleção será feita por essas entidades e os critérios variam entre experiência em atividades de iniciação científica, conhecimento de línguas e destaques no meio acadêmico. A ideia é incentivar e descobrir talentos entre os estudantes interessados em desenvolver pesquisas. O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa.

As vagas são oferecidas para estudantes das seguintes áreas: Engenharia e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física; Química e Geociências; Biologia; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologia da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Tecnologia Nuclear; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologia de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Tecnologia de Transição para a Economia Verde; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias e Engenharia Construtiva, e Formação de Tecnólogos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)