(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Escanear documentos com o celular


postado em 28/07/2011 11:46 / atualizado em 28/07/2011 11:47

Eu tenho dois ascanners em casa, que deixaram de funcionar por não serem compatíveis com as últimas versões do sistema operacional Windows. Comprei uma impressora multifuncional com esse recurso, que faz bem o seu trabalho. Contudo, tem horas que é necessário escanear um documento e não estamos perto de nenhum aparelho. Essa situação pode ser resolvida se você tiver um smartphone com tecnologia Android ou um iPhone.

Alguns programas transformam o seu aparelho num excelente scanner para documentos de praticamente qualquer tipo. Como regra, esses programas tiram uma foto do documento e fazem ajustes de enquadramento e perspectiva para deixá-lo o mais legível possível. Depois, você tem a opção de salvá-lo como uma imagem JPG, um arquivo PDF e ainda enviá-lo por e-mail ou para um site. Algumas versões gratuitas normalmente impõem alguma restrição com relação à quantidade de cópias ou possibilidades de salvar e enviar o documento.

Vou usar como exemplo o programa Droid Scan Lite, disponível para aparelhos Android. Para obtê-lo, entre no Android Market pelo seu celular e baixe o aplicativo. Uma vez instalado, siga estas instruções: ative o programa e na página inicial pressione o ícone Capture. A câmera do aparelho é ativada. Tire uma foto do documento. Pressione o botão voltar para retornar ao programa.

Agora, você pode clicar no botão edge e arrastar as bordas, de cor laranja, de enquadramento para selecionar todo o texto. Em seguida, pressione Next. Você pode clicar nos botões de cores para realçar o texto e na sequência no ícone do disquete para salvar o arquivo.

Selecione o formato que deseja salvar e enviar o documento. JPG e PDF são as versões possíveis. Na edição gratuita apenas JPG funciona. Na sequência, selecione o meio pelo qual deseja compartilhar o arquivo. Aqui, dependerá dos programas que você tem instalado. Se escolher e-mail, basta informar os dados do destinatário para que ele seja enviado.

Se você tem um iPhone, pode fazer uso do programa Genius Scan, disponível na Apple Store. O Resultado obtido nos testes que fiz com uma página de caderno manuscrito foi excelente.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)