(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Edição restrita de documento do Word


postado em 21/07/2011 11:41

Você fez um contrato e quer enviá-lo para alguém completar algumas informações, mas não quer que determinadas partes do documento sejam alteradas. Se usa o Word nas versões mais recentes é possível aplicar restrições de edição ao documento. Num contrato, é possível deixar liberado apenas o parágrafo no qual a pessoa tem que informar seus dados pessoais, por exemplo, mas não aqueles que especificam valores ou informações que não devem ser modificadas.

No Word 2007 ou 2010 clique na barra de fitas “revisão” e selecione a opção “Restringir edição”. Na barra lateral que aparece marque o item 2, “Restrições de edição”, na caixa “Permitir apenas este tipo de edição no documento”.

Selecione os trechos do documento que poderão ser modificados. Se você tiver trechos não contínuos de texto para marcar, mantenha a tecla CTRL pressionada enquanto seleciona os parágrafos.

Marque o item “Todos” no campo “Exceções”. Em seguida, clique no botão “Sim Aplicar proteção”. Uma caixa de diálogo será exibida, pedindo para que você digite e confirme uma senha.

Salve o documento. A partir de agora, apenas as áreas desprotegidas poderão ser editadas e apenas os trechos previamente marcados poderão ser alterados. Ao tentar modificar uma área protegida a mensagem “Essa modificação não é permitida porque a seleção está bloqueada” aparecerá na barra de status.

Como padrão, as áreas editáveis são realçadas para que o usuário saiba onde poderá modificar o texto.

Ao abrir o texto protegido, a barra de Restrição não aparece como padrão. É necessário que o usuário clique em Revisão e Restringir Edição para visualizá-la.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)