(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Irã aperfeiçoa tecnologia para enriquecimento de urânio


postado em 19/07/2011 12:38 / atualizado em 19/07/2011 12:42


Usina nuclear de Bushehr entrou em operação em maio(foto: AFP)
Usina nuclear de Bushehr entrou em operação em maio (foto: AFP)
O governo do Irã afirmou nesta terça-feira que instalou novas centrífugas com "mais qualidade e velocidade" para melhorar o processo de enriquecimento de urânio em suas usinas nucleares.

Um porta-voz do Ministério do Exterior iraniano afirmou que a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) está fazendo a supervisão total das novas centrífugas. "Ao instalar novas centrífugas, estamos progredindo, com mais velocidade e qualidade", afirmou o porta-voz Ramin Mehmanparast.

De acordo com o porta-voz, esta medida mostra o sucesso do Irã em suas "atividades nucleares pacíficas". O governo iraniano alega que está enriquecendo urânio para geração de energia elétrica e aplicação medicinal.

O urânio enriquecido pode ser usado para fins civis, mas também pode ser usado na fabricação de bombas atômicas.

O anúncio do governo iraniano nesta terça-feira foi feito apesar das exigências internacionais de que o país suspenda suas atividades nucleares.

O governo da França já reagiu ao novo anúncio, condenando a instalação de novas centrífugas e afirmando que é uma nova provocação.

Armas
Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e outros países ocidentais temem que o programa nuclear do Irã vise o desenvolvimento de armas nucleares, apesar de o governo iraniano negar.

Seis países estão negociando com o Irã a questão do programa nuclear. O Irã também está sujeito a sanções do Conselho de Segurança da ONU devido a sua recusa em suspender o enriquecimento de urânio.

Em junho o governo da Grã-Bretanha acusou o Irã de testar mísseis capazes de levar ogivas nucleares, em desrespeito à resolução da ONU.

Os iranianos testaram abertamente 14 mísseis terra-terra com um alcance de 2 mil quilômetros como parte de um programa de exercícios militares que durou dez dias.

O Ministério do Exterior iraniano afirmou que nenhum dos mísseis testados tinha capacidade de levar uma ogiva nuclear.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)