(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pompoarismo ainda é tabu mas tem traz muitos benefícios. Saiba quais


postado em 17/07/2011 12:33 / atualizado em 18/07/2011 13:02

Mulheres usam cones vaginais para treinar a musculatura(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Mulheres usam cones vaginais para treinar a musculatura (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

Ensinamento milenar passado de mãe para filha na Tailândia e ainda um tabu no Brasil. O pompoarismo, habilidade de contrair e controlar a musculatura pélvica tem sim ganhado novas adeptas desde que começou a ser difundido em cursos no Brasil. Mas para a mulher ainda é mais fácil fingir e difícil encarar: “não sinto prazer!”.

Fisioterapeuta especializada em uroginecologia e obstetrícia, Melissa Faria Dutra trabalha com reabilitação perineal. Às pacientes ensina como fortalecer a musculatura da vagina. Pompoarismo, portanto. Com a técnica, elas não só sentem mais prazer, mas evitam e até tratam uma série de problemas como incontinência urinária, fecal e de flatos, e também queda da bexiga e do útero.

Os benefícios para a saúde estão comprovadíssimos, mas o principal objetivo de quem procura a reabilitação é melhorar o desempenho sexual. Segundo a especialista, normalmente a queixa das mulheres é de estarem flácidas e, com isso, não sentirem tanto atrito na relação sexual, o que diminui a sensação de prazer.

Aqui podemos desmitificar a ideia de que o pompoarismo é um “presente” das mulheres ao parceiro sexual. Eles vão, sim, sentir mais prazer, principalmente se o controle da musculatura se transformar em uma série de brincadeiras. Mas a mulher tem pelo menos três motivos para se dedicar ao pompoarismo em benefício próprio.

A fisioterapeuta Melissa Faria Dutra ensina o método às pacientes, que evitam uma série de distúrbios, como queda da bexiga e do útero(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
A fisioterapeuta Melissa Faria Dutra ensina o método às pacientes, que evitam uma série de distúrbios, como queda da bexiga e do útero (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Os exercícios fortalecem a musculatura perineal, melhorando seu tônus. Mais apertada, a vagina sentirá melhor o contato com o pênis. Os exercícios também melhoram o fluxo sanguíneo na região, deixando a mulher com a sensibilidade mais apurada. O pompoarismo ainda lhe permite coordenar a musculatura, o que, com os repetidos movimentos de contrair e relaxar durante o ato sexual, aumenta o prazer do casal.

As brasileiras se beneficiam do pompoarismo há cerca de 15 anos. Stella Alves foi em busca dos exercícios em benefício próprio. Casada desde os 16 anos e com pouca experiência sexual, não tinha prazer e sim muita vergonha em assumir o problema para o marido e as amigas. “Fingia, porque desconhecia meu órgão genital, como milhares de mulheres.”

A então dona de casa conseguiu o material fora do país e começou a treinar. O pompoarismo devolveu a Stella o prazer sexual e hoje ela compartilha a técnica em cursos e no livro Pompoar: a arte de amar, lançado pela Editora Madras. Stella lançou ainda um kit em que apresentou as brasileiras aos ben-wa, as famosas bolinhas tailandesas usadas em alguns dos exercícios.

Na Tailândia, berço do pompoarismo, as mães ensinam as filhas desde pequenas, porque faz parte da cultura do país as mulheres dominarem o que tratam como a arte de conquistar e prender o companheiro. Segundo Stella, naquele país há, inclusive, um pompoarismo explorado como forma de show, com apresentações de malabarismo a partir da técnica. “Lá, não há tabu, porque é algo cultural. Na Tailândia, diferente é a mulher que não sabe pompoar. No Brasil, durante muitos anos as mulheres iam escondidas. Hoje, ganham cursos e acessórios de presente dos maridos.”

TREINO

Segundo a pompoarista, nome dado a toda mulher que domina a técnica, com 20 dias de treino já é possível sentir os primeiros benefícios. O domínio, entretanto, vem com cerca de três meses de exercícios diários. Técnica aprendida, a mulher passa para a manutenção, suspensa apenas durante a menstruação.

Como o pompoarismo ensina a mulher a diferenciar um anel vaginal do outro, é possível aprender a movimentá-los isoladamente. O controle muscular é tão consciente que um dos ensinamentos é retardar a ejaculação do parceiro. É por isso que, para Stella, a pompoarista é uma mulher diferente, pois aumenta o prazer não só dela, mas do casal. “Ela vai estimular uma musculatura que estava inativa e aprender jogos amorosos. Vai ter e dar mais prazer e, principalmente, vai se conhecer melhor.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)